Publicado 01/09/2025 00:40
São Gonçalo - O trabalho conjunto das secretarias de Saúde e de Assistência Social da Prefeitura de São Gonçalo no Restaurante do Povo, em Alcântara, esta semana, teve resultado positivo. Mais de 1,5 mil atendimentos foram realizados.
Publicidade Ao todo, 182 vacinas contra a gripe, hepatite b, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e antitetânica foram aplicadas. Também foram realizados 429 testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs): sífilis, hepatites b e c e HIV; 301 verificações de pressão arterial e 270 avaliações nutricionais.
“Avaliamos a ação como muito positiva. Foram três dias conscientizando sobre a importância do cuidado com a saúde. Fizemos alguns encaminhamentos para tratamentos e reforçamos como as vacinas podem salvar vidas. Muitos estavam com a vacinação atrasada”, explicou a diretora da Divisão de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (Dividants), Gleice Scotelaro.
Na ação, 20 pessoas foram encaminhadas – através do Sistema Nacional de Emprego (Sine) – para oportunidades de trabalho diversas; 72 foram atendidas pelo Comitê do Subregistro para a retirada de documentos e segunda via das certidões de nascimento, óbito e casamento; 210 pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e 59 pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), que orientaram sobre benefícios, programas e serviços sociais.
A atividade foi sugerida pela Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Atan), da Secretaria de Saúde, com o objetivo de fazer o levantamento dos idosos com risco de desnutrição e sarcopenia – perda de massa e força muscular – e encaminhá-los para tratamentos. Equipes de outros programas como a Vigilância em Acidentes com foco no risco de queda; Hiperdia – que orienta sobre a hipertensão e diabetes; Saúde do Idoso e o Consultório de Rua (CNaR) também estiveram presentes.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.