São Gonçalo: Mostra inédita propõe um mergulho na história e nas raízes do movimento Hip HopFábio Guimarães
Publicado 04/09/2025 10:43
São Gonçalo - A partir desta sexta-feira (5), a Casa das Artes recebe a exposição Sementes do Hip-Hop, uma mostra imersiva que celebra a força cultural, política e artística do Movimento Hip Hop. Com entrada franca e classificação livre, a exposição convida o público a mergulhar nos fundamentos da cultura urbana que transformou o cotidiano das periferias em espaços de resistência, identidade e criação.
Publicidade
Com curadoria de Mélanie Mozzer e Sávio Ribeiro, e produção da HardCore Company, a exposição traça um percurso histórico e conceitual que começa na primeira festa de Hip Hop no Bronx e retorna simbolicamente às raízes do movimento. A proposta é apresentar o Hip Hop como um agente de transformação social e valorização dos territórios urbanos, especialmente na realidade de São Gonçalo.
A mostra destaca como o Hip Hop, nascido das vivências de negros norte-americanos, jamaicanos e porto-riquenhos reverbera em São Gonçalo, adaptando-se às realidades locais com novas estéticas, reivindicações e práticas artísticas. Ao longo da exposição, o público poderá refletir sobre os elementos fundamentais da cultura Hip Hop: o rap, o break, o grafite, o DJ e o conhecimento. Mais do que uma exposição, “Sementes do Hip-Hop” é um convite à valorização da arte que nasce nas ruas, do protagonismo jovem e das narrativas que resistem e florescem nas margens.

SERVIÇO:

Local: Casa das Artes (R. Cel. Moreira César, S/N - Centro, São Gonçalo)

Inauguração: Sexta-feira, 5 de setembro

Visitação: Terça a sexta, das 10h às 18h | Sábado, das 10h às 16h

Classificação: Livre

Entrada: Gratuita
Leia mais