Publicado 12/09/2025 18:02
São Gonçalo - A Secretaria de Meio Ambiente e Transportes da Prefeitura de São Gonçalo segue realizando diversas ações para garantir uma melhor fluidez do trânsito, ao mesmo tempo em que zela pela segurança para pedestres e condutores de veículos. Nos últimos dias, equipes estão instalando botoeiras em alguns semáforos com faixas de travessia de pedestres no corredor viário Mobilidade Urbana Verde Integrada (MUVI).
PublicidadeA boteira funciona da seguinte forma: o pedestre que deseja atravessar a rua aperta o botão que fica no poste do semáforo e aguarda a sinalização ficar vermelha para carros e verde para ele atravessar, garantindo segurança para todos. Um adesivo explicativo foi instalado no poste para que a população entenda como acionar as botoeiras. Desta forma, o tráfego só é interrompido quando há pessoas para fazer a travessia. As boteiras foram instaladas em semáforos das ruas Comandante Ari Parreiras, no Porto da Madama, próximo ao Centro Interescolar Ulysses Guimarães (CIUG); Doutor Nilo Peçanha, próximo ao Cemitério Municipal São Miguel; e Avenida Presidente Kennedy, próximo à base do SAMU, no Centro. Outras serão instaladas ao longo do MUVI.
"Nosso foco é garantir, por todo o município, a melhor fluidez do trânsito. A botoeira é mais uma tecnologia que está sendo utilizada para beneficiar também a população nas ruas. É um equipamento fácil de ser utilizado por todos. Para além disso, estamos instalando, em parceria com a Secretaria de Estado das Cidades, placas aéreas por todo o MUVI, de forma bem explicativa e para o bem-estar de toda a população", disse o secretário de Meio Ambiente e Transportes, Fábio Lemos. "A botoeira é uma boa ideia! É fácil e fica mais tranquilo para, nós, idosos, atravessarmos a rua. Podemos acionar o botão e atravessar tranquilamente, sem riscos", aprovou a aposentada Sônia Regina Abud, de 74 anos.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.