Publicado 13/09/2025 13:18
São Gonçalo - Mais um coração foi captado na tarde desta quinta-feira (11) no Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo. A ação, que também captou fígado e rins, contou com duas viaturas e um helicóptero da Superintendência de Operaçôes Aéreas (Soaer), do RJ Transplantes, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ). Este é o quinto coração doado por familiares de pacientes que tiveram morte encefálica confirmada pelo hospital este ano.
PublicidadeO doador, um jovem de 20 anos, chegou ao Heat no último dia sete, vítima de agressão. Socorrido pelo Corpo de Bombeiros, recebeu os primeiros atendimentos, passou por exames clínicos e de imagens e foi levado em caráter de urgência ao Centro de Tratamento Intensivo (CTI) devido ao seu estado de saúde.
Mas três dias depois a equipe médica abriu protocolo de morte encefálica e a família foi comunicada. Após a confirmação, a Comissão Intra-Hospitalar de Captação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT) do Heat abordou os parentes e solicitou a doação dos órgãos. Com a autorização de doação assinada, uma força-tarefa foi montada para a captação e transporte do órgão no menor tempo possível.
A equipe médica chegou até o hospital em um veículo do programa RJ Transplantes, enquanto uma equipe da Superintendência de Operações Aéreas (SOAer) organizava o transporte do coração através de uma de suas aeronaves até a unidade onde estava o receptor.
A captação ocorreu no centro cirúrgico do Centro de Trauma do HEAT e contou com apoio da equipe de anestesia, enfermagem e instrumentação da unidade. Em uma hora e meia de procedimento foi realizado e o órgão, então, embalado em uma solução de preservação para garantir sua viabilidade durante o transporte.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.