Publicado 30/11/2025 18:59
São Gonçalo - Aconteceram na última semana as Oficinas Regionalizadas de Integração Intersetorial – Região Metropolitana II, iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio da Coordenação de Alta Complexidade. O evento foi realizado na Estácio de Sá, em Alcântara
PublicidadeO evento reuniu representantes das secretarias municipais de Assistência Social, Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, Niterói, Itaboraí, Maricá, Tanguá, Rio Bonito e Silva Jardim, e tem como objetivo capacitar e integrar equipes técnicas das regiões do Estado no campo da gestão de abrigos provisórios e prevenção e enfrentamento a situações de calamidade.
A abertura contou com a presença da representante da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Vanete Pereira; da tenente-coronel e assistente social da Secretaria de Estado de Defesa Civil, Gabriela Franco; do subsecretário da Defesa Civil de São Gonçalo, major Felipe Assumpção; e do secretário de Assistência Social de São Gonçalo, Felippe Mattos.
“Vamos aproveitar esse momento para também cuidar de nós, que estamos à frente dos desastres. Nas situações de risco, o que salva é o coletivo e essa integração fala da força do coletivo. A Defesa Civil unida à assistência e saúde pode ir ainda mais longe,” destacou a tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Eliane Cristine, psicóloga da Secretaria de Estado de Defesa Civil. O subsecretário da Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo, major Felipe Assumpção, afirma que a integração é de suma importância para o melhor desenvolvimento das secretarias da cidade no combate às situações de desastre. “Esse evento é fundamental para que os profissionais se conheçam, criem estratégias e fluxo de trabalho, trazendo soluções mais estruturadas e rápidas em relação às ocorrências de desastres. É um momento que podemos trocar os nossos conhecimentos e nos fortalecer,” disse.
Na última quinta-feira, a integração garantiu outras oficinas temáticas, também na Estácio de Sá. E, em seguida, promoveu uma visita guiada no Colégio Estadual Desembargador Ferreira Pinto, em Alcântara.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.