Carla Caputi ampliou o transporte estudantil, cuja frota chega a 19 para os alunos da rede Foto Secom/Divulgação
Publicado 14/07/2023 13:05
Publicidade
São João da Barra – “Do berçário até a formação universitária, incluindo oportunidades de qualificação profissional, o investimento em Educação tem sido uma das prioridades da prefeitura de São João da Barra”. O resumo abre observações feitas pela prefeita Carla Caputi, apontando que o município ampliou o programa de bolsas, assim como o transporte estudantil, e tem atuado em parcerias para cursos profissionalizantes.
“São caminhos para que o sanjoanense dispute espaço no mercado, sobretudo as vagas geradas no município — onde está o Porto do Açu, um dos maiores empreendimentos do país”. Carla Caputi reforça sua manifestação com dados do Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados (Caged).
Os indicativos mostram que São João da Barra gerou mais de dois mil empregos de janeiro a maio deste ano, sendo o sexto melhor município no ranking estadual: “Não tenho dúvidas de que o conhecimento transforma vidas”.
- Passamos por um momento difícil, na pandemia, que exigiu de nós uma resposta imediata na questão assistencial; mas, nunca deixamos de investir em educação; temos um compromisso de qualificar a mão de obra local para as oportunidades que estão surgindo; e isso se reflete nas nossas ações – destaca a prefeita.
Carla Caputi enfatiza que a rede pública municipal, do berçário ao 9º ano do Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (EJA), está em expansão: “São cerca de nove mil estudantes. A Secretaria Municipal de Educação vem realizando obras em diversas unidades, distribuiu uniformes e kits escolares, e passou a contar com mais nove novos ônibus, chegando a 19 para os alunos da rede”.
- Sempre buscamos a educação de qualidade; isso passa, sim, pelas melhorias como as obras, os kits, a merenda, novos ônibus; tudo isso nos auxilia na construção do nosso projeto pedagógico, com objetivo de transformar vidas - destaca a secretária Angélica Rodrigues, reforçando as co9locações da prefeita.
Outro destaque pontuado na Educação é o Cartão Universitário, avaliado por Carla Caputi como um investimento no combate à desigualdade social. Recentemente, ela informou que mais beneficiários contarão com a bolsa integral, se cumprirem os critérios exigidos.
- Nos últimos três anos, foram 748 bolsas; no último semestre, 442 bolsistas estavam matriculados em 22 universidades, em 30 cursos superiores - sem restrição, com contemplados inclusive nos cursos de Odontologia e Medicina; e a abertura de novas vagas deve ser anunciada em breve – acrescenta a prefeita.
OUTROS BENEFÍCIOS - “E não são só as bolsas”, lembra Carla Caputi detalhando: “Um dos poucos municípios do estado a contar com ônibus circular de graça para toda a população — são cerca de 100 mil passagens gratuitas por mês —, São João da Barra, além de reforçar a frota para os alunos da rede, oferece transporte estudantil intermunicipal”.
Os dados mostram que são 796 contemplados, não apenas os universitários: “O programa é uma ferramenta importante, também, para outra vertente que conta com apoio da administração municipal, os cursos técnicos e profissionalizantes”, assinala.
Quanto à qualificação profissional, segundo a Secretaria de Comunicação (Secom), o governo municipal tem atuado junto a empresas que chegam ao Porto do Açu para garantir oportunidades para os sanjoanenses, tanto nas vagas de emprego, quanto na qualificação profissional. “Somente no primeiro semestre deste ano foram 325 alunos em 10 cursos diferentes, de oito especialidades”.
Para essas ações, foram feitas parcerias com as empresas do Porto do Açu, como GNA e Ferroport, e convênios com o Instituto Federal Fluminense (IFF)-SJB, Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
A Secom também demonstra que empresas que estão no complexo portuário mantêm diálogo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, “que faz a ponte apresentando os currículos dos profissionais capacitados cadastrados no Balcão de Oportunidades da Prefeitura, onde também são divulgadas as novas vagas”.
Publicidade
Leia mais