Definições aconteceram durante a Conferência Estadual realizada no Rio de Janeiro Foto Divulgação
Publicado 17/03/2025 17:03
São João da Barra – Dois representantes do município eleitos e duas propostas aprovadas para a 5ª Conferência Nacional, em Brasília, de seis a nove de maio. Este foi o resultado da participação de São João da Barra na Conferência Estadual do Meio Ambiente (Cema-RJ) realizada de 12 a 14 de março, no Rio de Janeiro.
Publicidade
Promovido pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, o evento reuniu representantes do poder público, sociedade civil e setor privado para debater soluções visando à emergência climática. As prioridades e estratégias para a política ambiental brasileira serão definidas no debate nacional.
Entre os representantes municipais está a secretária de Meio Ambiente sanjoanense, Marcela Toledo. Ela foi a terceira colocada na Conferência Estadual (que contou com mais de 550 participantes) e estará entre os seis delegados que representarão o estado do Rio na etapa nacional.
Na categoria sociedade civil, Maria Helena Vicente de Medeiros, representante do Projeto Núcleo de Educação Ambiental da Bacia de Campos (NEA-BC), também foi eleita como delegada estadual; juntamente com Flávia Pontes Rabello, Ângela Maria Codeço Rezende e Marcos Chagas Couto, também integrantes do NEA-BC e representantes de São João da Barra.
Das 20 propostas prioritárias selecionadas (divididas nos cinco eixos temáticos), duas são do município, ambas no Eixo V - Governança e Educação Ambiental. Uma delas é implementar a educação ambiental como política pública permanente, por meio da elaboração de um Plano de Educação Ambiental e Climática.
A segunda é criar fóruns de debate e estruturas institucionais na administração pública para tratar das mudanças climáticas e fortalecer a governança ambiental local. Marcela Toledo ressalta que embora tendo duas escolhidas, São João da Barra apresentou 10 propostas divididas em eixos temáticos.
FORTALECIMENTO - “O destaque de São João da Barra na etapa estadual é resultado direto da
realização, pela primeira vez na história do município, da Conferência Municipal do Meio Ambiente, ocorrida em 11 de dezembro de 2024”, lembra a secretária citando que o evento mobilizou representantes da sociedade civil, juventude, instituições de ensino, agricultura familiar e setor público.
“Juntos, eles construíram propostas concretas para o enfrentamento da crise climática local”, comenta Marcela enfatizando: “A realização da conferência municipal foi fundamental para garantir a participação democrática do município na etapa estadual, fortalecendo o compromisso com a agenda ambiental e com a governança participativa”.
Na avaliação da secretária. a participação ativa de São João da Barra no evento estadual reforça o papel do município como referência em políticas ambientais, unindo conhecimento técnico, engajamento comunitário e compromisso com a justiça climática e o desenvolvimento sustentável: “As propostas nasceram da escuta popular e da realidade socioambiental do território”.
São João da Barra estará representando o norte/noroeste nacionalmente. "É uma honra representar os municípios do estado, especialmente nossa região, que tem desafios ambientais muito específicos e relevantes”, considera Marcela que destaca a importância da união dos representantes do poder público municipal da região em defesa do meio ambiente.
Leia mais