Publicado 08/07/2025 18:28
São João da Barra – Mais admissões do que desligamentos – 2.993 contra 2.584, contabilizando saldo positivo de 409 empregos. Este foi o resultado apresentado por São João da Barra (RJ) em empregos formais, no primeiro semestre de 2025. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.
PublicidadeO secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Alexandre Rosa, pontua que quantitativo eleva o total de vínculos formais no município a 14.141 trabalhadores registrados. Ele lembra que desde 2024 a Superintendência de Trabalho e Renda mantém um painel digital próprio de monitoramento.
Alexandre relata que a iniciativa se mostrou alinhada à política nacional do Ministério do Trabalho, que lançou, no último dia dois, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a sua própria Plataforma Integrada de Monitoramento do Mercado de Trabalho no Brasil, chamada Painel de Indicadores da Rede de Observatórios do Trabalho.
O secretário observa que o saldo positivo do primeiro semestre é reflexo de diversas medidas estratégicas implementadas, inclusive com o emprego de tecnologia e levantamento de dados que ajudam a planejar com inteligência as ações da pasta: “As informações oriundas do ‘novo Caged’ reforçam o protagonismo do município na condução de políticas públicas voltadas à geração de emprego, qualificação e inclusão produtiva”.
Outro fator considerado por Alexandre é que o resultado reforça o compromisso da prefeita Carla Caputi em cuidar de pessoas e preparar o sanjoanense para ser protagonista do desenvolvimento local: “O Painel Digital permite o acesso em tempo real aos principais indicadores do mercado de trabalho formal no município”.
VÁRIOS FATORES - Outros avanços apontados são a expansão do Balcão de Oportunidades, com mais vagas captadas em diferentes setores; parcerias com empresas do complexo portuário, indústria e comércio local; incentivo à formalização, com apoio a MEIs e cooperativas; além do alinhamento com programas federais, como o Emprego Azul.
Também é relacionada a oferta constante de cursos gratuitos com certificado, em áreas como NR’s, operações portuárias e manutenção e atendimento ao cliente também se destaca: “Já são mais de 300 pessoas certificadas em nove cursos, com a meta de qualificar um número ainda maior de sanjoanenses”.
Para o segundo semestre, o secretário informa que estão previstos novos cursos, eventos de empregabilidade e ações voltadas ao empreendedorismo local: “A nossa Superintendência de Trabalho e Renda é responsável por coordenar ações de qualificação, cadastro de candidatos e apoio às empresas contratantes. E constata, cada vez mais, que o município está reduzindo a informalidade ao promover a capacitação profissional com foco na demanda real do mercado”.
Outro diferencial da política pública municipal, segundo Alexandre, tem sido o foco na inclusão de diferentes públicos, como jovens em busca do primeiro emprego; bem como mulheres negras e pardas; pessoas com deficiência; e moradores de áreas com menor acesso à qualificação. “Informações sobre alguns serviços da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico podem ser acessadas pelo site oficial do município ou ainda por meio do telefone (22) 2741-8449 – ramais: 327 e 328 e pelo e-mail trabalhoerenda@sjb.rj.gov.br”, orienta.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.