Entre as regras que precisam ser seguidas, o doador precisa apresentar boas condições de saúde Foto Divulgação
Publicado 15/07/2025 17:30
São João da Barra – Responsável pelo fornecimento de sangue aos hospitais de todo o norte e noroeste do estado do Rio de Janeiro, o Hemocentro Regional, com sede em Campos dos Goytacazes, recebeu reforço de estoque, nesta terça-feira, através de mais uma estratégia de doação montada em São João da Barra (SJB). O slogan de apelo foi “Uma doação pode salvar até quatro vidas”.
Publicidade
A unidade móvel do hemocentro permaneceu estacionado, das 9h às 15h, no Calçadão Dirceu da Graça Raposo, ao lado da prefeitura, no centro da cidade; uma das exigências ao doador foi a apresentação de um documento oficial com foto para a triagem.
A ação aconteceu, pela terceira vez este ano, em parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Hemocentro Regional. As doações podem ser feitas diariamente na própria unidade, em Campos, que funciona no Hospital Ferreira Machado (Rua Rocha Leão, 2 - Caju), de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados.
Um cronograma de coletas externas também é mantido pelo hemocentro, por meio da unidade móvel. Além do documento oficial com foto e estar em boas condições de saúde, a idade deve ser entre 16 e 69 anos, sendo que, menores de 18 anos devem estar acompanhados pelos pais ou responsável legal.
Outras exigências são: pelo mínimo de 50 quilos; boas condições de saúde, sem febre, gripe, resfriado ou diarreia recente; não estar em jejum, mas evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. É necessário ainda que o doador não tenha ingerido bebida alcoólica nas últimsa 24 horas.
A unidade orienta que “doar sangue é um ato voluntário e altruísta, não havendo remuneração” e realça que “existem leis que garantem direitos aos doadores, como uma folga remunerada no trabalho". Os telefones para informações são (22) 98175-2599 e (22) 98173-0463.
Leia mais