Publicado 15/07/2025 17:30
São João da Barra – Responsável pelo fornecimento de sangue aos hospitais de todo o norte e noroeste do estado do Rio de Janeiro, o Hemocentro Regional, com sede em Campos dos Goytacazes, recebeu reforço de estoque, nesta terça-feira, através de mais uma estratégia de doação montada em São João da Barra (SJB). O slogan de apelo foi “Uma doação pode salvar até quatro vidas”.
PublicidadeA unidade móvel do hemocentro permaneceu estacionado, das 9h às 15h, no Calçadão Dirceu da Graça Raposo, ao lado da prefeitura, no centro da cidade; uma das exigências ao doador foi a apresentação de um documento oficial com foto para a triagem.
A ação aconteceu, pela terceira vez este ano, em parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Hemocentro Regional. As doações podem ser feitas diariamente na própria unidade, em Campos, que funciona no Hospital Ferreira Machado (Rua Rocha Leão, 2 - Caju), de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados.
Um cronograma de coletas externas também é mantido pelo hemocentro, por meio da unidade móvel. Além do documento oficial com foto e estar em boas condições de saúde, a idade deve ser entre 16 e 69 anos, sendo que, menores de 18 anos devem estar acompanhados pelos pais ou responsável legal.
Outras exigências são: pelo mínimo de 50 quilos; boas condições de saúde, sem febre, gripe, resfriado ou diarreia recente; não estar em jejum, mas evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. É necessário ainda que o doador não tenha ingerido bebida alcoólica nas últimsa 24 horas.
A unidade orienta que “doar sangue é um ato voluntário e altruísta, não havendo remuneração” e realça que “existem leis que garantem direitos aos doadores, como uma folga remunerada no trabalho". Os telefones para informações são (22) 98175-2599 e (22) 98173-0463.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.