Publicado 12/09/2025 19:28 | Atualizado 12/09/2025 19:41
São João da Barra – O potencial turístico de São João da Barra (RJ) foi resumido durante a II Rodada de Experiências das Instâncias de Governança Regionais (IGRs), realizada nesta sexta-feira (12) e no dia anterior, em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Estado do Rio de Janeiro.
PublicidadePromovido pelo Ministério do Turismo, o evento reuniu gestores públicos e privados do setor, interlocutores estaduais e membros das IGRs de todas as regiões do país, com o objetivo de fortalecer o Programa de Regionalização do Turismo.
O subsecretário de Turismo e Lazer sanjoanense, Fábio Pedra, e o técnico da secretaria, André Pinto, representaram o município. Também estava presente Priscila Pessanha, pela Caruara, maior reserva particular do patrimônio natural de restinga do país, que ocupa área de 40 quilômetros quadrados do Complexo Portuário do Açu.
Outra presença por São João da Barra foi a integrante da comissão do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Gabriela Hintz. Rodos os envolvidos tiveram a oportunidade de trocar experiências, apresentar projetos e debater estratégias para o fortalecimento da governança regional.
BOAS PRÁTICAS - A programação incluiu rodas de conversa, explanações de federações de IGRs, além do Espaço de Degustação Regional, onde produtos locais foram apresentados: “Uma iniciativa como essa é essencial para que possamos alinhar nossas ações às políticas nacionais de regionalização do turismo”, comenta o subsecretário.
Fábio Pedra resume que São João da Barra tem um potencial enorme: “Compartilhar nossas experiências, ouvir outros gestores e fortalecer parcerias é um passo importante para consolidar nossa posição como destino turístico sustentável e integrado à região”, realça.
Empolgado com a importância do evento para enaltecer o mapa turístico sanjoanense, o subsecretário enfatiza: “A II Rodada de Experiências reafirma o papel das IGRs como espaços de articulação entre os diferentes níveis de governo e a iniciativa privada, promovendo o intercâmbio de boas práticas e o fortalecimento da Rede Nacional de Regionalização do Turismo”.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.