Além dos agentes da prefeitura, representantes do Exército, Corpo de Bombeiros e Inea participaram do curso Foto Divulgação
Publicado 03/11/2025 18:16
São João da Barra - Exigida para a condução de embarcações públicas nas esferas federal, estadual e municipal, a capacitação de integrantes da administração municipal de São João da Barra (RJ) acaba de ser providenciada, por iniciativa da Secretaria de Segurança Pública.
Publicidade
Três agentes da Coordenação de Defesa Civil e três guardas civis municipais participaram, durante a última semana, do Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP), nas dependências do Exército Brasileiro e no Cais do Corpo de Bombeiros, em Campos dos Goytacazes.
Ofertada pela Marinha do Brasil, a preparação teve início dia 27, com 32 horas de aula teórica e oito de prática, com aplicações de prova escrita sexta-feira (31). Os sanjoanenses foram aprovados e receberão habilitação náutica em data a ser definida. “Essa capacitação vai aprimorar as ações da Defesa civil”, pontua o secretário de Segurança, Anderson Campinho.
A especialização abrange ainda as fiscalizações realizadas pelo Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal.: “Ela integra um ciclo de capacitações que vem sendo realizado para os agentes da Secretaria Municipal de Segurança Pública”, acentua Campinho.
Segundo o secretário, além dos agentes da prefeitura de São João da Barra, participaram militares do Exército (56º Batalhão de Infantaria), do Corpo de Bombeiros Militar e funcionários do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) — guarda-parques do Parque Estadual Lagoa do Açu (PELAG).
Campinho resume que constaram no conteúdo do curso: legislação, comunicações, segurança e sobrevivência pessoal, nomenclatura de embarcação, navegação, manobra de embarcação, motor propulsor, meteorologia e estabilidade.
Leia mais