Publicado 09/01/2026 18:02 | Atualizado 09/01/2026 18:43
São João da Barra - Combate, prevenção e identificação de casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes ganham força em São João da Barra (RJ), por meio da rede municipal de ensino. O primeiro passo foi marcado, nessa quinta-feira (7), por uma trilha formativa, envolvendo profissionais da educação, no Centro Municipal de Educação Avançada (CMEA I), na localidade de Mato Escuro.
PublicidadeO secretário de Educação, Daniel Damasceno, explica que a iniciativa é da secretaria, em parceria com a Equipe Sofia (que faz referência a uma vítima desse tipo de violência), buscando orientar professores, mediadores, auxiliares e demais profissionais que atuam nas escolas para reconhecer sinais de violência, adotar uma escuta qualificada e realizar os encaminhamentos corretos aos órgãos de proteção.
“A medida é focada no fortalecimento da rede, de cuidado e prevenção no ambiente escolar”, resume. A capacitação coube à enfermeira e policial civil Alice Alves Farias, juntamente com o técnico em necropsia patológica e tanatopraxista André Luiz Pessanha Pereira; que desenvolvem, há dois anos, o Projeto de Prevenção e Enfrentamento à Violência Infantojuvenil nas escolas municipais, em parceria com a prefeitura.
Farias resume que foram repassados conhecimentos e informações à comunidade escolar: “Além de capacitação, preparando os profissionais da educação para identificar sinais de abuso, orientar sobre canais de denúncia e atuar de forma ética, sigilosa e segura junto à rede de proteção”.
Pereira completa: “Pretendemos sensibilizar os participantes para a prevenção e o enfretamento da violência sexual infantil, reforçando que conhecimento é fundamental para proteger, acolher e garantir dignidade às vítimas”. Na opinião de Daniel Damasceno, a escola tem papel fundamental na proteção da infância.
PRÓXIMA ETAPA - “Capacitar nossos profissionais é essencial para que saibam identificar sinais de abuso, acolher de forma humanizada e acionar a rede de proteção”, enfatiza observando que a prevenção começa com informação, responsabilidade e sensibilidade no cuidado com nossas crianças e adolescentes. A próxima etapa está programada para o dia 15, com início às 8h, na Escola Elysio de Magalhães, em Barcelos.
Estarão participando, também, profissionais das Escolas Maria Viana de Abreu, João Flávio Batista; Creche Maria da Conceição dos Santos Campos; Manoel Ducas de Brito; e João Batista Alves. No mesmo dia, a partir das 14h, o desdobramento acontece no Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) Professora Gladys Teixeira.
As orientações serão para quem atua nas escolas Belmiro Ribeiro Alves; Educandário Santa Cecília; creches Marcos Medeiros Valiengo e Professor João Rodrigues Pinto; Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos; de Atendimento Educacional Especializado Cenilson Rocha do Amaral; e Centro Terapêutico Pedro Machado.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.