Deputado estadual Valdecy da Saúde, secretária de Saúde Márcia Lucas e prefeito Doutor JoãoDivulgação/ PMSJM
Publicado 25/03/2023 18:01 | Atualizado 25/03/2023 21:25
Publicidade
O município de São João de Meriti promove sua 9ª Conferência Municipal de Saúde, a maior em sua história. O encontro, com 540 inscritos, sendo 58% de usuários do Sistema Único de Saúde, aconteceu neste sábado (25) na quadra da Escola Municipal Professora Graça Grijó, em Vilar dos Teles.

São João de Meriti é a segunda cidade do Brasil, acima de 200 mil habitantes, que mais investiu em Saúde. O tema em debate é: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”.

O encontro realizado a cada quatro anos é um espaço democrático de discussão, construção e fomento de políticas públicas voltadas à defesa do Sistema Único de Saúde. Ao longo do evento, os inscritos foram divididos em dez grupos que discutiram as seguintes temáticas: O Brasil que temos, o Brasil que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia e Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.
No discurso feito na abertura do evento, o prefeito da cidade, Dr. João, disse: “Essa conferência pode ser considerada uma das mais importantes da nossa história. Hoje, sai daqui o documento que irá nortear a Saúde durante os próximos quatro anos. Estamos entre as dez maiores cidades do Brasil que mais investem em Saúde. Meu agradecimento a todos os participantes, à população de São João de Meriti, à Câmara de Vereadores, ao grupo de trabalhadores da Saúde, ao governador Claúdio Castro e à Câmara de Deputados do Rio de Janeiro que me ajudam a melhorar cada vez mais o atendimento prestado em nosso município”.
Público presente - Divulgação/ PMSJM
Público presenteDivulgação/ PMSJM


O objetivo é reunir os três componentes do Sistema Único de Saúde: os usuários, os trabalhadores e os gestores para que possam refletir juntos sobre a construção, a ampliação e a reformulação das políticas públicas de saúde do município.
O deputado estadual Valdecy da Saúde, colaborador das melhorias realizadas em Meriti, disse: "Como membro da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, estarei sempre em busca de recursos para melhorar cada vez mais a saúde do nosso município".

Segundo a organização, ao longo do evento, o Plano Municipal de Saúde será revisado com a possibilidade de ser ampliado até 2027.
A secretária municipal de Saúde Marcia Lucas destacou o papel da conferência: “Para que as ações aconteçam é preciso que o município apresente as suas demandas. O prefeito Dr. João é médico, tem um olhar voltado para pasta e conhece todas as dinâmicas e necessidades da Saúde. Daí a importância de ter um gestor que entenda e execute todas as propostas que estão sendo debatidas aqui hoje. Não paramos de avançar, pegamos um sistema sucateado e agora podemos dizer que ampliamos nossas equipes, reformamos todas as unidades de saúde, inauguramos postos e, em breve, teremos um centro de reabilitação aqui no município, um hospital de oncologia e uma maternidade municipal”.

Na mesa de abertura estavam o prefeito Dr. João Ferreira Neto, o deputado estadual Valdecy da Saúde, o deputado federal Bebeto da Veggi, Alfredo Marangoni, presidente do Conselho Municipal de Saúde, a secretária municipal de Saúde Marcia Lucas, a presidenta da Conferência Municipal de Saúde Dra. Malu, o conselheiro estadual de Saúde Alcir de Jesus, a coordenadora do Fórum Municipal de Usuários da Saúde Lanuzier Juner, o representante do Fórum de Trabalhadores da Saúde Dr.Wagner Vitor, a maioria do secretariado e vereadores locais.
Representantes municipais marcaram presença na 9° Conferência Municipal de SaúdeDivulgação/ PMSJM
Publicidade
Leia mais