Estavam presentes a conselheira Maria Aparecida, a convidada Ana Flávia Henrique e os gestores municipais Anderson de Souza Silva e Thayana Braz LourençoDivulgação
Publicado 02/06/2023 21:00 | Atualizado 03/06/2023 02:03
Publicidade
Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, membros do Fórum de Saúde Meriti marcaram presença na 9ª Conferência Estadual de Saúde. Os profissionais representaram os usuários do SUS da cidade.
O evento, que acontece a cada quatro anos, é um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS).
Durante o evento foram indicados a conselheira municipal Renata Murray e o conselheiro estadual Alecir de Jesus (Região Metropolitana I) para participarem da Conferência Nacional de Saúde, que acontecerá em Brasília.
A 17ª Conferência Nacional de Saúde será realizada de 2 a 5 de julho de 2023 pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), juntamente com o Ministério da Saúde.
“Seguimos firmes na luta por uma saúde pública de qualidade no município, no estado e no país. É muito importante levarmos reivindicações até Brasília. A saúde pública precisa atender de forma eficaz a todos os seus usuários”, defende o conselheiro estadual de Saúde, Alecir de Jesus, que é morador de Meriti e representará toda Baixada Fluminense no Distrito Federal.
Membros do Fórum de Saúde Meriti marcaram presença na 9ª Conferência Estadual de Saúde - Divulgação
Membros do Fórum de Saúde Meriti marcaram presença na 9ª Conferência Estadual de SaúdeDivulgação
Ao final do processo, as deliberações aprovadas devem ser contempladas no próximo ciclo de planejamento da União e servir de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024- 2027.
“Fizemos toda uma discussão sobre o atendimento do SUS em São João de Meriti, levamos para o estado do RJ e agora iremos para o debate nacional defender a saúde pública em todo país. Temos que garantir uma saúde pública, gratuita e universal. A luta não é fácil, mas é necessária”, afirma a conselheira municipal de Saúde, Renata Murray.
Publicidade
Leia mais