Reunião Ampliada Pró-Casa de Memória Marinheiro João Cândido é realizada em MeritiEdgar Maciel
Publicado 26/09/2023 18:26 | Atualizado 26/09/2023 21:03
Publicidade
São João de Meriti – Uma nova reunião alinhou medidas para a construção da Casa de Memória Marinheiro João Cândido em São João de Meriti. O espaço terá cursos, diversas atividades culturais e vai guardar o acervo de um grande representante do movimento negro, herói municipal e estadual, reconhecido líder da Revolta da Chibata, que pedia o fim dos castigos físicos na Marinha em 1910.
O encontro reuniu representantes do executivo municipal, da Fundação de Artes do Rio de Janeiro (Funarj), da Escola de Samba Paraíso do Tuiuti, do Conselho de Cultura e de Turismo, do COMIRA, da Comissão Pró-Memória, da Comissão da Anistia e Verdade da OAB, da Unidade de Mobilização Nacional pela Anistia – UMNA e da sociedade civil.
A subsecretária de Turismo Mirian Rodrigues destacou: “A construção deste equipamento cultural irá atender as demandas que a nossa cidade possui, oferecendo um espaço para os nossos artistas se apresentarem. Estamos tratando de um equipamento que vai mudar significativamente a história da cultura de São João de Meriti”.
O projeto, da Fundação de Artes do Estado do Rio de Janeiro – Funarj em parceria com a Prefeitura de São João de Meriti, será o primeiro equipamento cultural construído em homenagem a um negro na Baixada Fluminense.
“A Funarj está muito feliz de estar aqui hoje, alinhando com o Governo Municipal e a sociedade organizada todo o processo de construção da Casa de Memória João Cândido. Possuímos equipamentos no Centro, na Zona Oeste e na Zona Norte do Rio, mas não temos nenhum na Baixada. A construção desse espaço visa trazer mais cultura e arte, além de oportunizar o palco para o artista e o espetáculo para toda a população”, afirmou o presidente da Funarj Jackson Emerick.
Da esquerda para a direita: Jackson Emerick, presidente da Funarj e o filho do marinheiro João Cândido, Candinho - Edgar Maciel
Da esquerda para a direita: Jackson Emerick, presidente da Funarj e o filho do marinheiro João Cândido, CandinhoEdgar Maciel
A obra será no terreno em frente ao Centro de Saúde Aníbal Viriato, no Jardim Meriti.
Publicidade
Leia mais