Eleição dos novos conselheiros tutelares é realizada em São João de MeritiPedro Henrique
Publicado 02/10/2023 11:12 | Atualizado 02/10/2023 17:46
Publicidade
São João de Meriti – Neste domingo (1), aconteceu em sete pontos da cidade a eleição para novos conselheiros tutelares que serão responsáveis por zelar e garantir os direitos previstos nos códigos e normas que regem o país.
Ao todo, 33 candidatos concorreram a 10 vagas para atendimento nas duas unidades de Conselho Tutelar (CT) existentes na cidade. CT 1: Rua Aldenor Ribeiro de Matos, nº175 – sala 127 - Vilar dos Teles; CT 2: Rua São João Batista, nº 703 – Centro.
Para a secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e Igualdade Racial Almerinda de Carvalho, este é um momento de importância para a cidade. “O conselheiro tutelar é o guardião das leis que protegem as nossas crianças. Esperamos que a Secretaria de Assistência Social, junto com esses novos conselheiros, possa promover o bem-estar e a segurança das nossas crianças”, afirmou.
Almerinda de Carvalho, secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e Igualdade Racial de Meriti  - Pedro Henrique
Almerinda de Carvalho, secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e Igualdade Racial de Meriti Pedro Henrique
As leis do Conselho Tutelar, criado em conjunto com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), promulgado em 13 de julho de 1990, por meio da Lei nº 8.069, visam punir quaisquer formas de violação desses direitos. O artigo três do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) afirma que “a criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade”.
O meritiense Jorge Rubens Cruz, 68 anos, está na expectativa que os eleitos cumpram bem o seu trabalho. “Essa eleição é de grande relevância; pois, no Brasil temos muitas crianças abandonadas e todas elas precisam de auxílio, educação e amparo. Digo isso porque fui criado na Fundação Nacional do Bem-Estar do Menor (FUNABEM) e sei o que é viver nas ruas, longe dos pais e da família, não ter alimentação, estudo e amparo”.
Os dez candidatos eleitos para o quadriênio 2024/2027 são: João Lucas, Claudinha, Monique Horana, Wilson Blane, Ana Rosa, Rafaela França, Pedro Rodrigues, Tia Helô, Bruno Nobru e Priscila Malafaia.
Suplentes: Moises Cabeça, Vanessa Araujo, DC. Juninho Arão, Kelly Coelho, Roxinha, Elias de Éden, Dr. Marcelo, Tia Rayssa, Pastora Priscila e Zene Negrali.
Publicidade
Leia mais