Subsecretaria de Defesa Civil promoveu o encontro do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) Divulgação
Publicado 01/11/2023 08:26 | Atualizado 01/11/2023 08:27
Publicidade
São João de Meriti - A Subsecretaria de Defesa Civil organizou o encontro do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) no auditório do MeritiPrevi, onde foram debatidas inciativas e ações para elaboração do Plano de Contingências 2023- 2024 (Plancon).
A ação discutiu com as demais secretarias, com o 21º Batalhão de Polícia Militar (BPM), com o Corpo de Bombeiros e Escoteiros municipais as condutas a serem adotadas pelos órgãos envolvidos nas ações de prevenção contra grandes tempestades, grande volume de chuva e emergências relacionadas a desastres naturais.
“A realização desses encontros é de suma importância para o alinhamento, a integração e a qualificação de seus integrantes. Sendo essenciais no desenvolvimento de estratégias de ação em possíveis cenários de emergências. Defesa Civil é isso, articulação de esforços mútuos objetivando ações executadas de maneira coletiva em prol da segurança e bem-estar dos munícipes”, disse o subsecretário de Defesa Civil Evalder Perini.
O Plano de Contingências será desenvolvido por profissionais da área, seguindo as normas previstas nas leis 12.608/12 e 12.340/10. O encontro contou com a participação dos meteorologistas Bárbara Lewis e Igor Amaral, dos geólogos Rafael Souza e Rúbia Azevedo e do superintendente tenente-coronel Ribeiro Alves.
Ação debateu com as demais secretarias inciativas e ações para elaboração do Plano de Contingências 2023- 2024  - Divulgação
Ação debateu com as demais secretarias inciativas e ações para elaboração do Plano de Contingências 2023- 2024 Divulgação
Para amenizar os riscos ocasionados por deslizamentos, inundações e alagamentos a pasta recomenda que a população acompanhe e siga as orientações da Defesa Civil. O município possui 12 sirenes instaladas em pontos estratégicos, 11 pluviômetros automáticos e um sistema de aviso via SMS por meio do número 40199.
Publicidade
Leia mais