Valdecy da Saúde candidato a prefeito de São João de Meriti pelo Partido LiberalDivulgação
Publicado 06/09/2024 18:50 | Atualizado 09/09/2024 18:34
São João de Meriti – Ampliar a Busca Ativa Escolar, garantir o reforço na Saúde e abrir um concurso para a Guarda Municipal estão entre as principais propostas de campanha do representante do atual governo, Valdecy da Saúde, candidato à prefeitura de São João de Meriti pelo Partido Liberal (PL).
Publicidade
Morador de São João de Meriti desde o seu nascimento, Valdecy da Saúde é casado, filho de Maria Pureza Dias e Valter Pereira da Silva e pai de três filhos. Ingressou na vida pública em 1991 como servidor concursado na área da Saúde da Prefeitura de São João de Meriti. Foi administrador de unidade de saúde onde ampliou o trabalho das equipes da Atenção Básica, dando mais qualidade de vida aos moradores da região do Parque Araruama.
Eleito vereador em 2008, exerceu consecutivamente três mandatos no município com votações crescentes. Em 2016, foi o vereador mais votado da história da cidade, com quase 6.000 votos. Como parlamentar municipal foi presidente da comissão de saúde. Em 2018, foi eleito deputado estadual pelo Partido Humanista da Solidariedade – PHS, com 23.307 votos. Em 2020, foi candidato a vice-prefeito de São João de Meriti na chapa com o prefeito Dr. João. Eles foram eleitos com quase 57% dos votos, mas Valdecy nunca assumiu a função no Executivo. Em 2022, ele vem à reeleição como deputado, desta vez pelo PL, e ganhou com 72.250 votos mil votos, sendo o mais votado na história do município.
Caso seja eleito, ele quer continuar buscando recursos para fazer de Meriti a cidade com a melhor qualidade de vida da Baixada Fluminense. “O meritiense merece resgatar sua dignidade. Esse é apenas um de vários compromissos para com o cidadão”, comentou Valdecy.
Confira a entrevista completa de Valdecy da Saúde (PL), candidato a prefeito de Meriti, para o Dia:
O Dia - O senhor é o representante do atual governo e tem como apoiador Dr. João. Caso seja eleito, seguirá as ideias e propostas do atual prefeito ou pretende atuar diferente?
Valdecy da Saúde – “Considerando que o governo atual, do Dr. João, foi infinitamente melhor do que o governo anterior, eu vou, sem dúvida nenhuma, seguir com as ações assertivas do prefeito. Logicamente, farei uma gestão diferente entendendo que houve erros e acertos por parte dessa gestão, mas vamos seguir com os acertos errando o mínimo possível”.
O Dia - Várias inaugurações e realizações públicas foram feitas através de suas emendas. Cite algumas delas e enumere outras para um futuro transformador?
Valdecy da Saúde – “Existe uma lei complementar de minha autoria, a 212 de 2023, que fala sobre mobilidade urbana em toda a Região Metropolitana, que engloba 22 municípios. E como São João de Meriti está dentro do perímetro das 22 cidades, temos levado política pública de mobilidade urbana para todos os bairros do município. Tenho uma outra lei, a 9.734, que fala sobre a pessoa com deficiência. Com ela, conseguimos trazer o Centro Especializado em Reabilitação para Meriti. Essas pessoas peregrinavam em busca de tratamento especializado, não só aqui, mas em toda a Baixada Fluminense e hoje isso é uma realidade. Inaugurado em junho, já temos cerca de 3.500 pessoas sendo atendidas e a maioria é de crianças que têm autismo, paralisia cerebral, síndrome de Down, microcefalia. E uma outra lei que fala sobre o futuro das próximas gerações, sobre os nossos adolescentes, indicação também do meu mandato, é a nossa escola técnica que, sem dúvida nenhuma, será a maior e a mais moderna da região. Localizada em frente à prefeitura, será possível qualificar 3.200 jovens todos os anos, dando a eles ajuda de custo, passagem e alimentação no local. Também teremos a tão sonhada duplicação dos viadutos do Lugano e do Grande Rio, e a obra vai começar em breve”.
O Dia - Segurança Pública. No seu plano de governo, quais suas propostas para combater a violência, exclusivamente em lugares de maior vulnerabilidade?
Valdecy da Saúde – “Primeiro, eu pretendo abrir concurso para a Guarda Municipal. Quando se tem uma guarda bem equipada, bem preparada, com uso de tecnologia, a gente consegue coibir determinados tipos de delitos. Eu estou fazendo um estudo junto com alguns secretários de segurança de municípios do Brasil que armaram a Guarda Municipal e vou avaliar com muita cautela, com muita sabedoria, fazendo plebiscito com a população para que ela possa, junto conosco, decidir se será importante armar a corporação. Mas, a princípio, nós teremos um reforço com o concurso público, chamando muitos agentes para melhorar a vigilância, principalmente nos grandes centros, nas portas de escolas e de prédios públicos para melhorar a vigilância. Também vamos interceder junto ao Governo do Estado para aumentar o efetivo do 21º batalhão e aumentar para, pelo menos, 10 as equipes do Proeis (Programa de Integração na Segurança). Além disso, vou continuar investindo em iluminação pública e em monitoramento por câmeras de vigilância”.
O Dia - Caso seja eleito, qual será o seu primeiro ato, tão logo assuma o mandato?
Valdecy da Saúde – “Meu primeiro ato, assim que assumir o mandato, será fazer uma busca ativa, principalmente nas comunidades para entender os problemas e de que forma, também nas regiões mais remotas, essas pessoas possam voltar a ter o sentimento de pertencimento à cidade. Levar políticas públicas de verdade, fazer justiça social e fazer as pessoas entenderem que a partir de janeiro de 2025 a cidade terá um prefeito que foi criado em comunidade, que passou todas as dificuldades, que sofreu todas as mazelas na sua infância e que conhece perfeitamente as dificuldades das pessoas que moram nas regiões mais remotas. Então, o meu primeiro ato será passar por todas as comunidades de São João de Meriti resolver questões como falta de iluminação, drenagem de água fluvial, esgotamento sanitário... Precisamos fazer o tratamento de esgoto dentro da cidade, ampliar o número de escolas funcionando aos finais de semana já que muitas crianças da rede só têm onde se alimentar de segunda a sexta-feira. Vamos levar projetos culturais, esportivos e de saúde para dentro das comunidades. Então, a minha prioridade número um, como prefeito da cidade de São João de Meriti, é levar políticas públicas para as regiões mais remotas do nosso município”.
Valdecy da Saúde candidato a prefeito de  São João de Meriti pelo Partido Liberal - Divulgação
Valdecy da Saúde candidato a prefeito de São João de Meriti pelo Partido LiberalDivulgação
O Dia - Em seu histórico possui vários mandatos como deputado estadual. Acredita que terá mais voz para trazer recursos para a cidade?
Valdecy da Saúde – “Então, essa é uma pergunta interessante. Eu sou um deputado da base do governador do Estado do Rio de Janeiro, que sempre me ouviu muito e focou os faróis aqui para São João de Meriti. Dito isso, sabemos que, a partir de janeiro, o governador ainda terá mais dois anos de mandato à frente do Estado. Ele já me garantiu que não terá limite de investimento pra fazer com que a nossa cidade tenha a melhor qualidade de vida da Baixada Fluminense. Esse é o meu compromisso nos próximos quatro anos”.
O Dia - Educação. Quais são suas propostas para acabar com a evasão escolar e melhorar o ensino municipal?
Valdecy da Saúde – “Fazer parceria com a Unicef para ampliar o Busca Ativa Escolar e monitorar de perto esse trabalho. Trazer inovação e tecnologia para dentro das salas de aula para tornar o ensino mais atrativo. Ampliar o Projeto Inspiração que aproxima as comunidades das escolas com atividades esportivas, culturais e de lazer aos finais de semana”.
O Dia - Saúde. O hospital municipal está fechado, a maternidade fechada tirando o direito de meritienses nascerem na cidade. O que pretende fazer para melhorar?
Valdecy da Saúde – “A oposição nos ofende e nos persegue, faz manifestação em frente a equipamentos de saúde, mas uma coisa que não podemos esquecer é que São João de Meriti nunca deixou de ter atendimento de urgência emergência, 24h, adulto e infantil, todos os dias da semana. Sobre o hospital: era impossível construir um prédio anexo ao lado do antigo PAM, da fundação à chave na mão, com pacientes ali sendo atendidos. Hoje, a gente pode dizer que estamos com os dias contados para inaugurar o hospital que terá oncologia, tendo em vista que as pessoas peregrinam em busca de tratamento especializado para câncer e, além disso, será também um hospital de hemodinâmica para cirurgia cardíaca e teremos centro cirúrgico. E mais! A oposição sabe como funciona, a oposição sabe que a burocracia da máquina é agressiva. Hoje não se troca uma conexão de uma obra pública sem pedir autorização ao Ministério Público, ao Tribunal de Contas. Também, não podemos esquecer que tivemos uma perversa pandemia durante dois anos e que isso realmente fez com que as obras ficassem paralisadas por um bom período e por isso o atraso. O mais plausível seria se a oposição tivesse dado as mãos ao Governo do Estado e ao prefeito da cidade para entregar em bem menos tempo. Eu tenho certeza de que se eles tivessem tido essa decência, a gente teria entregado isso, sem dúvida nenhuma, há um ano. E eu fiquei, como deputado estadual, todos os dias procurando o governador em busca de recursos. Falando da maternidade, nunca tivemos uma maternidade municipal em São João de Meriti. Lá funcionava uma instituição filantrópica que sofreu uma intervenção da vigilância sanitária do Estado do Rio de Janeiro. A unidade tinha se transformado em um local totalmente insalubre, impraticável, que não era mais adequado para um parto. Agora, municipalizado, será reaberto com total condição de atendimento”.
Valdecy da Saúde candidato a prefeito de São João de Meriti pelo Partido LiberalDivulgação
O Dia - qual recado ou mensagem gostaria de deixar para a população de São João de Meriti?
Valdecy da Saúde – “A mensagem que eu quero deixar para a população de São João de Meriti é que nós vencemos, seja qual for o resultado do dia 6 de outubro. Eu digo isso porque quem fala aqui é um ex-garoto de rua, uma criança que sofreu todas as mazelas da vida, criado sem pai e que se tornou um servidor público, um parlamentar na cidade por três mandatos, depois deputado estadual e que, sem dúvida nenhuma, vai ser o melhor prefeito da história do município. Eu peço para que o povo acredite, que tire a venda dos olhos, que acompanhe o meu histórico e o meu trabalho durante 33 anos da minha vida e veja que, sem dúvida nenhuma, sou o político mais reparado para governar nossa tão amada cidade de São João de Meriti”.
Eleições 2024
As Eleições Municipais 2024 ocorrerão em todo o país e já tem data definida. O 1º turno do pleito está marcado para 6 de outubro; já o 2º turno será no dia 27 de outubro, caso necessário, em municípios com mais de 200 mil eleitoras e eleitores.
Leia mais