Alunos de São João de Meriti participam de atividades de inclusão imersiva através da pintura Gilberto Rocha/ PMSJM
Publicado 13/05/2025 21:30 | Atualizado 13/05/2025 22:13
São João de Meriti - Estudantes da Escola Municipal Professor Jansen de Melo participaram do Projeto Educativo Expressão Criativa Inclusiva, uma série de atividades artísticas com foco na inclusão e na empatia.
Publicidade
Os alunos pintaram telas com os olhos vendados, simulando a condição de pessoas com deficiência visual. Também realizaram pinturas com a boca e com os pés, em uma tentativa de reproduzir os desafios enfrentados por quem não possui movimentos nos braços.
A arte-terapeuta Rita Vianna, responsável pela condução das atividades, destacou a importância do projeto: “Estamos trabalhando aqui com crianças atípicas e crianças sem nenhum transtorno. Elas fazem pinturas com a boca, com os olhos vendados e com os pés. Assim, vivenciam como outras crianças que possuem essas limitações se sentem. Dessa forma, trabalhamos o bullying e o respeito aos demais”.
os alunos pintaram telas com os olhos vendados, simulando a condição de pessoas com deficiência visual - Gilberto Rocha/ PMSJM
os alunos pintaram telas com os olhos vendados, simulando a condição de pessoas com deficiência visualGilberto Rocha/ PMSJM
A proposta da atividade é estimular o respeito ao próximo e desenvolver a empatia entre os participantes.
Para os alunos, a experiência foi marcante. Kauan Portella, de 15 anos, relatou sua sensação ao pintar com os olhos vendados: “É uma experiência muito boa. Quando a gente tira a venda e olha como ficou nossa arte, a gente se impressiona. Quero experimentar isso novamente. É uma sensação estranha não enxergar nada. Dá para imaginar como as pessoas que têm essa deficiência sofrem”.
O aluno de 15 anos, Kauan Portella, vivenciou a experiência de pintar com os olhos vendadosGilberto Rocha/ PMSJM
As telas pintadas serão exibidas em uma exposição no Shopping Grande Rio, entre os dias 16 e 26 de maio.
Leia mais