Publicado 15/05/2025 14:50
São João de Meriti - A Defesa Civil de São João de Meriti certificou 300 voluntários e credenciou 41 instituições religiosas que passarão a integrar a rede de apoio à população em casos de emergência. Os voluntários foram capacitados no primeiro módulo de formação dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (NUPDECs).
PublicidadeOs NUPDECs são grupos formados por moradores voluntários que atuam junto à Defesa Civil na identificação de riscos, prevenção de desastres e conscientização da comunidade sobre práticas que reduzam essas ameaças.
O prefeito Léo Vieira destacou a importância da preparação e da prevenção. “A Defesa Civil geralmente é lembrada quando acontece, infelizmente, algum desastre. O que estamos fazendo em nosso município é preparar as pessoas, orientar para a prevenção. Quando houver um momento adverso, como um alagamento ou um deslizamento de encosta, é essencial saber como dar os primeiros passos para se proteger e proteger outras pessoas”.

O projeto segue as diretrizes do Sistema e da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil. A capacitação dos voluntários é oferecida pela própria Defesa Civil do município.
O secretário municipal de Defesa Civil, Rodrigo Henriques (Drigão), enfatizou a importância da formação dos grupos. “Estamos preparando um exército de pessoas, de voluntários do bem, para que, em janeiro, o mês mais crítico, com as chuvas de verão, tenhamos uma cidade pronta para reagir a possíveis catástrofes”.
Durante a cerimônia, o subsecretário de Assuntos Religiosos, Ednilson Fontes, destacou o papel das igrejas. “Quando fomos convidados pela Defesa Civil para participar do projeto, ficamos muito contentes. O povo religioso já é naturalmente voluntarioso. Com a capilaridade das igrejas em São João de Meriti, conseguimos promover uma ampla adesão. Agora contamos com 41 instituições religiosas integrando os NUPDECs”.
Dos 300 voluntários certificados, agentes de endemias, agentes comunitários de saúde, porteiros de escolas municipais e motoristas da Secretaria Municipal de Educação.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.