A iniciativa faz parte de uma parceria sem custos com a empresa Biocite EngenhariaGilberto Rocha/ PMSJM
Publicado 31/07/2025 20:57 | Atualizado 31/07/2025 21:44
São João de Meriti - A Prefeitura de São João de Meriti iniciou a instalação de uma Estação de Tratamento Móvel de Esgoto na Avenida Carioca, no bairro Vila Rosali. A iniciativa faz parte de uma parceria sem custos com a empresa Biocite Engenharia, especializada em soluções ambientais inovadoras.

O projeto funcionará em fase de testes por aproximadamente 40 dias, com o objetivo de testar a tecnologia adaptada à realidade urbana do município, caracterizado por alta densidade populacional e pela escassez de espaços físicos disponíveis para sistemas convencionais de tratamento.
Publicidade
Equipamento é baseado em um método inovador para tratamento de efluentes, sem compostos químicos - Gilberto Rocha/ PMSJM
Equipamento é baseado em um método inovador para tratamento de efluentes, sem compostos químicosGilberto Rocha/ PMSJM
“Estamos trabalhando para transformar os desafios de São João de Meriti em oportunidades. A parceria com a Biocite e o apoio do Ministério das Cidades são passos importantes para desenvolver soluções inovadoras, eficientes e realistas. Vamos seguir construindo uma cidade mais resiliente e sustentável”, pontuou o secretário municipal da Cidade, Renato Pimenta, acompanhado do secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Pedro Basílio, e do subsecretário municipal de Saneamento, Flávio Costa.
A ação também contribuirá com o desenvolvimento do Plano Municipal de Drenagem, trazendo soluções técnicas para o esgotamento sanitário e avanços sustentáveis na cidade.

O diretor técnico da Biocite, Armando Marques, comentou sobre a solução tecnológica. “O nosso equipamento é baseado em um método inovador para tratamento de efluentes, sem a necessidade de compostos químicos. Operamos com baixo consumo elétrico, em uma unidade compacta, controle inteligente, sem emissão de gases de efeito estufa, além de alta eficácia e constância no tratamento”.
Flávio Costa, Armando Marques, Renato Pimenta e Pedro Basílio, durante o início da instalação da Estação de Tratamento Móvel de EsgotoGilberto Rocha/ PMSJM
Leia mais