No ano seguinte, 2017, ele passou a dirigir a Galeria Torres do Cabo, no Shopping Park Lagos, também na cidade. Já em 2020, fundou o Instituto Cultural Casa de CaóDivulgação
Publicado 05/10/2023 18:06
Publicidade
O artista plástico aldeense Reinaldo Carlos de Oliveira, conhecido como Reinaldo Caó, está mobilizando uma campanha de arrecadação online para financiar a participação em exposições artísticas de Setúbal e Lisboa, em Portugal, em 2024.

As exibições, nomeadas “REENCONTRO DE DUAS PALETAS”, acontecerão na Casa da Baía, em Setúbal, de 8 a 27 de janeiro, e no Espaço Imperfeito, em Lisboa, de 11 a 21 de janeiro, contando também com obras da artista Beth Lisbôa.

Além das exposições, Caó foi convidado para ministrar workshops, palestras e criar obras em locais públicos das cidades portuguesas ainda em dezembro deste ano.

Nativo de São Pedro da Aldeia, o artista começou a trajetória pela arte desde jovem. A primeira exposição ocorreu em 1987 no Charitas, atual Casa de Cultura José de Dome, em Cabo Frio, onde viveu por muito tempo. Após um intervalo na pintura devido a problemas de saúde em 1991, Reinaldo encontrou outras formas de expressão, como contos e poesias, retornando posteriormente à pintura.

Reinaldo também já trabalhou na Secretaria de Educação do Rio de Janeiro como agente de cultura, dando palestras e oficinas em escolas públicas e particulares. O artista tem obras espalhadas por vários cantos do Brasil e do mundo, em países como Alemanha, Estados Unidos da América, Hungria, Chile, Portugal, Itália, Holanda, França e outros.

Ele também criou o projeto social “Domingo com Arte” no bairro Tangará, em Cabo Frio, onde mora atualmente. Além disso, já conquistou premiações por conta de obras e, até mesmo, uma medalha de Mérito Cultural e a Comenda da AFBA em Niterói, onde virou o Comendador Reinaldo Carlos de Oliveira.

E não para por aí. Ele também tem um documentário, chamado “Vivências”, que aborda a vida, e foi exibido no Tele Cine Brasil em 2009. Em 2016, Reinaldo assumiu a gestão do Espaço Cultural Torres do Cabo, localizado no centro de Cabo Frio. No ano seguinte, 2017, ele passou a dirigir a Galeria Torres do Cabo, no Shopping Park Lagos, também na cidade. Já em 2020, fundou o Instituto Cultural Casa de Caó.

Para apoiar a ida de Reinaldo a Portugal e mais essa conquista à carreira dele, o artista está promovendo vaquinha on-line, e os doadores terão a chance de ganhar uma obra de arte do próprio artista, intitulada “A igreja de São Benedito em tempos de primavera”.
 
Publicidade
Leia mais