Público vai acompanhar intensa agenda de atividades, incluindo apresentações culturais, contação de histórias, saraus literários e muito maisCaio Garin
Publicado 16/09/2025 19:21
A 5ª edição do Festival Literário Energia para Ler desembarca em São Sebastião do Alto entre os dias 23 e 25 de setembro, ocupando a Praça Délcio Vahia de Abreu com uma programação diversificada que combina literatura, arte, música, teatro e atividades educativas para todas as idades. O evento, que neste ano já passou por São José de Ubá, Carmo, Petrópolis e Bom Jardim, tem como foco valorizar talentos locais, promover o acesso à cultura e estimular o hábito da leitura.

Durante os três dias, o público poderá acompanhar uma intensa agenda de atividades, incluindo apresentações culturais, contação de histórias, saraus literários, espetáculos teatrais infantis, mostras musicais, momentos interativos e happy hours que prometem movimentar a cidade. A programação infantil, sempre um dos pontos altos do festival, terá atividades lúdicas e educativas pensadas para estimular a imaginação das crianças. “Preparamos uma programação encantadora, que vai dos clássicos teatrais a experiências interativas com música e histórias, proporcionando momentos únicos para os pequenos”, afirma Letícia Prado, do Agistação Festas, responsável pela curadoria infantil.
Para a produtora Cristina Bastos, o Energia para Ler cumpre um papel essencial na democratização da cultura. “Nosso objetivo é aproximar a literatura e a arte do dia a dia das pessoas. Em São Sebastião do Alto, quinta cidade a receber o projeto este ano, o festival será mais do que um evento: será um espaço de encontro, valorização da comunidade e fortalecimento da identidade cultural local. Além disso, distribuiremos kits literários para professores e alunos da rede pública e disponibilizaremos uma biblioteca com mais de 5 mil livros a preço de custo”, destaca.

O encerramento, no dia 25 de setembro, será marcado pelo Simpósio de Educação e Cultura “Todos por uma cidade leitora”, reunindo professores da rede municipal em um debate sobre estratégias para formar leitores e ampliar o acesso ao conhecimento. A atividade contará com a participação dos artistas e educadores Flávio Valadares e Rodrigo Lobo, que reforçam a relevância do encontro. “Educação e cultura caminham juntas. Realizar um simpósio como este dentro de um festival literário é um passo importante para formar cidadãos críticos e conscientes”, afirma Flávio Valadares. Para Rodrigo Lobo, “estamos plantando sementes que certamente darão frutos em uma cidade cada vez mais leitora, fortalecendo o senso de pertencimento e responsabilidade coletiva”.

O simpósio também prestará homenagem à professora Vera Pereira Cardoso, escolhida como patrona desta edição, reconhecendo sua trajetória e contribuição para a educação e cultura do município.

O festival é uma realização da Motivos Produções, com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e da Enel. Nos últimos quatro anos, o evento já percorreu 35 cidades. “O Festival Energia para Ler demonstra a relevância da cultura e da formação de leitores. Para a Enel, participar dessa iniciativa é fortalecer laços com a comunidade e incentivar o acesso democrático à leitura e às artes, especialmente para crianças e jovens. Investir em conhecimento é apostar no futuro e na coletividade”, afirma Hélio Muniz, diretor de Comunicação da Enel no Brasil.
Leia mais

Você pode gostar

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.

Publicidade

Últimas notícias