WSL Saquarema 2023 começa nesta sexta- feira (23) na Praia de ItaúnaClever Felix/Parceiro/Agência O Dia
Publicado 21/06/2023 16:53
Publicidade
A etapa da World Surf League (WSL) Saquarema 2023 começa nesta sexta-feira (23) e segue até o próximo sábado (1º) nas areias da Praia de Itaúna. Realizado pela WSL, com o apoio da Prefeitura de Saquarema, a competição é decisiva para os atletas que sonham com o título e com a vaga aos Jogos Olímpicos Paris 2024.
A competição reunirá, durante nove dias, a elite do surfe mundial, seguindo os resultados de 2022, quando recebeu uma média de 40 mil pessoas por dia. Para este ano, a estimativa é de que 50 mil pessoas compareçam ao evento.
“Eu estou muito feliz e orgulhosa com a consolidação de nossa parceria com a WSL. Poder realizar mais uma vez um dos maiores eventos de surfe do mundo em nossa praia é maravilhoso. Além de movimentar a economia de nosso município, o mundial leva o nome de Saquarema para o mundo, como a Capital Nacional do Surf”, comentou a prefeita Manoela Peres.
O “Maracanã do Surfe”, como Saquarema é conhecida internacionalmente, também contará com uma extensa programação de atividades ao longo da competição, com destaque para a apresentação inédita do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça. O espetáculo acontecerá no domingo (25), a partir das 16h.
A competição
A WSL Saquarema 2023 é a antepenúltima etapa da competição antes da final da temporada, que reunirá os cinco melhores atletas no masculino e no feminino. 

Entre as mulheres, Tatiana Weston-Webb, campeã feminina dos Jogos Mundiais de Surfe ISA 2023, subiu uma posição mesmo sem competir na prova anterior, em El Salvador. Atualmente, ela é a quinta colocada, no limite do corte para a final.

No masculino, três brasileiros estão entre os cinco primeiros: Filipe Toledo, atual campeão e que venceu a etapa da WSL Saquarema 2022, é o segundo colocado, seguido por João Chianca, o Chumbinho, em terceiro, e Gabriel Medina, tricampeão da WSL em 2014, 2018 e 2021.

Atualmente, a liderança da temporada segue com Griffin Colapinto, dos Estados Unidos, no ranking masculino, e a havaiana Carissa Moore na disputa feminina.
Publicidade
Leia mais