Praia de Itaúna lotada no Vivo Rio Pro em Saquarema mesmo em dia sem competiçãoWSL/Thiago Ribeiro
Publicado 28/06/2023 17:21
Publicidade
A quarta-feira foi mais um dia livre para o público aproveitar as várias ativações da Vila dos Patrocinadores na Praia de Itaúna. As ondas não subiram como era esperado para a continuação do Vivo Rio Pro apresentado por Corona, em Saquarema, e as previsões seguem confirmando que os melhores dias serão sexta-feira (30) e sábado (1º), quando termina o prazo da etapa brasileira do World Surf League (WSL) Championship Tour (CT). Mas, a próxima chamada foi marcada para às 6h45 desta quinta-feira (29) na Praia de Itaúna.


“As condições nessa quarta-feira estão aquém das previstas, as ondas não chegaram na casa dos 3 a 5 pés como a gente esperava, as séries estão bem espaçadas e não tivemos outra opção, depois de 5 chamadas, de cancelar a prova por hoje”, disse Renato Hickel, Diretor de Circuitos e Competições da World Surf League. “A gente tenta amanhã (quinta-feira) novamente, às 6h45, mas as chances são bem pequenas de rolar o evento. Já a boa notícia continua sendo o swell (ondulação) para sexta-feira e sábado, na casa dos 6 a 8 pés com ventos favoráveis, para terminar o evento em ótimas condições”.
A primeira chamada da quarta-feira foi realizada as 6h45, depois as 8h, as 11h, as 13h e a última as 14h, quando foi oficializado o adiamento da competição. Até agora, os melhores surfistas do mundo só se apresentaram na sexta-feira, quando foram disputadas as primeiras fases das duas categorias e as duas primeiras baterias da repescagem feminina. A brasileira Tatiana Weston-Webb está na quarta e última, que será a segunda a entrar no mar no próximo dia. Ela terá um confronto direto por vaga entre as top 5 do ranking com a californiana Caitlin Simmers.

A torcida segue aguardando o retorno do show dos melhores surfistas do mundo no Vivo Rio Pro apresentado por Corona em Saquarema, mas continua aproveitando as diversas atrações e ativações da Vila dos Patrocinadores, construída nas areias da Praia de Itaúna. A WSL Store também abre todos os dias, batendo recorde de vendas de produtos da World Surf League e os estandes dos patrocinadores também estão sempre cheios.
Vila dos patrocinadores
No espaço “Banco do Brasil Som e Surfe”, tem shows com bandas locais em todos os finais de tarde. Nesta quarta-feira (28), a atração musical para agitar o público das 17h às 18h, é a banda “O Barco Los Maresias”. O Banco do Brasil também tem um estande no início da Vila dos Patrocinadores, onde distribui brindes e oferece diversões ao público, como uma tirolesa com uma prancha para surfar no ar e uma parede de escalada, além de um óculos de realidade virtual, para visitar as exposições Egito e dos Gêmeos no Centro Cultural Banco do Brasil.

No estande da Secretaria de Esportes e Lazer do Governo do Estado do Rio de Janeiro, o público se diverte em um simulador de surfe numa pranchinha. Os visitantes também recebem brindes e até uma revista sobre a Lei de Incentivo ao Esporte. Na quarta-feira (28), o secretário de Esportes e Lazer, Rafael Picciani, esteve na Praia de Itaúna e falou sobre a grandeza do Vivo Rio Pro apresentado por Corona.
“O evento é maravilhoso, a organização sempre surpreendendo as expectativas do público e isso para mim é o grande ponto positivo”, destacou Rafael Picciani. “Já a Natureza, a gente não negocia, então fica a expectativa do mar melhorar para os atletas desempenharem o melhor surfe do mundo aqui nas ondas de Itaúna. Mas, compensando essa falta de ondas, a gente tem grandes ativações da WSL e de cada patrocinador, proporcionando ao público uma atmosfera muito legal pro morador de Saquarema e pros turistas que estão aqui. Tem muito o que fazer o dia todo e o Governo do Estado está apresentando aqui esse instrumento da Lei de Incentivo, que consegue viabilizar eventos como o Vivo Rio Pro e que podemos oferecer para muitos outros projetos”.

No lounge da Prefeitura de Saquarema, uma das atrações são os artistas Ninibe Forero e Leonardo Ruge, colombianos que residem na cidade e estão fazendo obras de arte em pranchas, retratando o surfista local, João Chianca, o Chumbinho. Esta prancha será sorteada na sexta-feira (30). Além disso, em todos os dias acontecem ações de educação ambiental Bandeira Azul, selo que a Praia de Itaúna recebeu esse ano.
Publicidade
Leia mais