Saquarema é a primeira colocada no estado no Ranking SiconfiDivulgação/Prefeitura de Saquarema
Publicado 03/10/2025 10:27
Saquarema - A Secretaria do Tesouro Nacional, órgão do Ministério da Fazenda responsável pela administração financeira e contabilidade do Governo Federal, divulgou o ranking nacional que avalia a efetividade e segurança dos registros contábeis e fiscais: o Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal (Ranking Siconfi). Este ranking avalia a qualidade, precisão e consistência das informações enviadas por União, estados e municípios ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro – Siconfi.
Publicidade
O Ranking Siconfi é organizado em faixas de desempenho, de A a E, para União, estados e municípios, utilizando o Índice de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal (ICF). Nele é comparado o desempenho de todos os municípios brasileiros, possibilitando a verificação do desempenho na aplicação dos conceitos contábeis e fiscais no envio de dados para o Tesouro Nacional, permitindo maior transparência e confiabilidade em relação aos dados.
Saquarema
Iniciado no ano de 2019, o ranking é uma ferramenta importante para a gestão pública, seja ela de nível municipal, estadual ou federal. Na edição de 2019, Saquarema figurou na posição 4.867, entre os 5.568 municípios do país. Com um trabalho efetivo e voltado para a transparência, a Prefeitura investiu no corpo técnico fiscal e contábil, buscando melhorar a colocação no ranking e atender à legislação vigente. Com isso, no ano de 2022, Saquarema avançou para a posição 1.633 e em 2024, para a posição 600 nacionalmente, ficando na 1ª posição no Estado do Rio.
“Hoje, Saquarema é a primeira colocada em todo o Estado do Rio de Janeiro, superando municípios maiores e tradicionais, como a cidade do Rio de Janeiro, que é a capital do estado, Niterói, Macaé, Campos dos Goytacazes ou Petrópolis, por exemplo. Isso é fruto de um trabalho incansável dos nossos servidores do corpo técnico, que se empenharam em atender às normas legais e as determinações do Executivo Municipal”, afirmou o Secretário Municipal de Planejamento, Celio Ricardo Almeida.
Como funciona
A Secretaria do Tesouro Nacional recebe dados dos entes federativos (União, estados e municípios) através do Siconfi e os avalia com base em quatro dimensões: Gestão da Informação, Informações Contábeis, Informações Fiscais e confronto entre os dados contábeis e fiscais. Os entes são, então, classificados em faixas de desempenho (A, B, C, D, E), com a faixa A indicando a maior qualidade (mais de 95% de informações corretas), e a faixa E a menor qualidade (abaixo de 65%). A nota final de Saquarema foi 94,8, com o município alcançando 162.121 pontos.
A premiação será concedida ao município na próxima sexta-feira, 03 de outubro, durante a 61ª Convenção de Contadores do Estado do Rio de Janeiro, no Seminário de Governança Municipal.
Leia mais