"A Fazenda do Paquequer" conta a história dos colonos imigrantes na cidade de Teresópolis, com destaque para o cidadão inglês George MarchDivulgação
Publicado 15/07/2023 00:00 | Atualizado 18/07/2023 15:13
Publicidade
Teresópolis está completando 132 anos e o livro “A Fazenda do Paquequer”, e o recém lançado pela escritora e ilustradora Ana Maria de Andrade, com o selo do Instituto AMA Leitura, conta para as crianças como tudo começou. A obra é uma volta ao passado, onde a história da colonização da Serra dos Órgãos é contada de forma lúdica e ilustrada com as cores dos grandes pintores do século XIX. Esta viagem no tempo remete o pequeno leitor aos costumes dos colonos imigrantes. A fazenda modelo do cidadão inglês, George March - precursor das práticas agrícolas, da hotelaria e do turismo no estado do Rio de Janeiro, em especial na cidade de Teresópolis - ganha vida, conta segredos e descobre nossas raízes culturais.
O livro surgiu do desejo da autora de conhecer mais sobre a origem da cultura local e levar esse conhecimento às crianças através da literatura infantil, depois de vinte anos morando em Teresópolis e visitando várias escolas da cidade e da zona rural do município. Foram meses de pesquisa, que deram origem à história, que fala aos pequenos sobre o cidadão inglês George March e sua fazenda modelo que impulsionou o desenvolvimento da Vila Santo Antônio do Paquequer e, posteriormente, a cidade de Teresópolis.
"Nas visitas às escolas do município, os professores começaram a me pedir um material que os ajudasse a contar a história das origens de Teresópolis para as crianças pequenas, desde a Educação Infantil. Então tive vontade de escrever o livro de uma forma simples, rimado, bem alegre para as crianças, para que os professores pudessem trabalhar em sala de aula, e acompanhado de um guia para os professores fazerem atividades com as crianças", relatou Ana Maria, que também está colocando à disposição dos restaurantes e dos hotéis uma oficina para oferecer esse conhecimento histórico aos funcionários dos estabelecimentos, de forma a que eles possam contá-lo com propriedade aos clientes e hóspedes. 
O livro promete encantar não somente as crianças, mas as famílias e todos aqueles que são apaixonados por História e desejam preservar a memória dos seus antepassados e valorizar o lugar onde vivem.

O texto em linguagem simples e rimada, atraente para o público infantil, é apresentado também em Inglês, com tradução de Adriana Townson. Para as ilustrações, a autora selecionou pinturas e litogravuras do século XIX, que retratam os costumes e curiosidades da época, enriquecidas com fotografias e elementos digitais.

A pesquisa histórica contou com apoio e revisão do pesquisador e professor Dr. Jorge Ferradeira, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Teresópolis, Rafael Correa, diretor da Casa da Memória Arthur Dalmasso, e Wanderley Peres, jornalista, pesquisador e fundador do Pró-Memória Teresópolis.

"A Fazenda do Paquequer" é sem dúvida uma obra inédita que chega para enriquecer o acervo histórico da cidade e auxiliar professores e profissionais do turismo na divulgação da história e da cultura teresopolitana, complementando o livro "A cidade de Teresa", publicado pela autora em 2022, com grande repercussão, por ocasião do bicentenário de nascimento da Imperatriz Teresa Cristina.

Para quem quiser conhecer, "A Fazenda do Paquequer" está disponível para venda nas livrarias de Teresópolis e também para leitura e pesquisa no acervo da Casa da Memória Arthur Dalmasso e no Espaço AMA Leitura FESO Pro Arte. Além do livro físico, a autora disponibiliza em seu site o e-book e o guia do educador para download gratuito: www.anamariadeandrade.com.
Publicidade
Leia mais

Você pode gostar

Show Player

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.

Publicidade

Últimas notícias