Autoras de Teresópolis marcam presença na edição comemorativa dos 40 anos da Bienal do Livro, de 1 a 10 de setembro, no RioCentroDivulgação
Publicado 31/08/2023 17:49 | Atualizado 01/09/2023 16:36
Publicidade
Teresópolis vai marcar presença na Bienal Internacional do Livro Rio, que acontece entre os dias 1 e 10 de setembro, no Riocentro, Barra da Tijuca. As autoras Ana Maria de Andrade, Andrea Taubman e Aparecida Miranda participarão da edição de 2023 do evento, comemorativa dos 40 anos da bienal.
Ana Maria de Andrade lança coleção de ecoliteratura
A escritora e ilustradora, Ana Maria de Andrade, lançará a Coleção AMA Natureza, com o selo do Instituto AMA Leitura em parceria com a ICQL Química, Empresa Amiga da Criança pela Fundação ABRINQ e vencedora do prêmio "Ser Humano 2012 ABRH Brasil", a leitura como fator de desenvolvimento humano". A coleção de Ecoliteratura reúne quatro histórias, que marcam os 20 anos de carreira da autora, trazendo para as crianças desde a Educação Infantil temas importantes para a formação de gerações sustentáveis: preservação do meio ambiente, consumo consciente, amor à natureza e atitudes verdes na casa e na escola.
O lançamento acontecerá em vários dias e horários. No dia 1º de setembro, às 14h, no estande Editora Bambolê e Editora Kimera, no Pavilhão Verde, com contação de história, oficina de origami e autógrafos; no dia 6 de setembro, às 15h, será no estande da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, no Pavilhão Laranja, também com as mesmas atrações; 

De 1 a 6 de setembro, em horários diversos, haverá ações de responsabilidade social do Instituto AMA Leitura & ICQL Química Amiga da Criança, com distribuição gratuita de livros para crianças e educadores. Também no dia 1, a autora receberá os alunos do Curso AMA Leitura Feso Pro Arte, formação de mediadores de leitura e contadores de histórias, para uma visita guiada. Os alunos conhecerão as principais editoras do país e os últimos lançamentos de livros voltados para a infância e para a formação de novos leitores, além de participarem da mesa literária com Mauricio de Souza, autor da Turma da Mônica, e da apresentação do grupo "Tapetes Contadores de Histórias".
Mais informações no Instagram @anaandradeescritora.
Andrea Taubman autografa novo título infantil, ilustrado pelo filho caçula Thiago Taubman
Outra referência em literatura infanto-juvenil, Andrea Taubman, conhecida por títulos que abordam temas sensíveis da infância e da adolescência, entre eles o sucesso “Não me toca seu boboca”, estará na Bienal para lançar mais um título, o "Pálpebras na Orelhas". Ilustrado por seu filho caçula Thiago Taubman, o livro é uma parceria com a Pantograf Editora. O lançamento acontece na quarta-feira (6), às 19h, no estande da Bambolê Editora e Livraria, no Pavilhão Verde.
Andrea participa, também na quarta-feira (6), às 14h, de um bate papo sobre "Literatura - como usar a escrita para quebrar tabus desde a infância”, no estande da Amazon Kindle (K16/J17); na quinta (7), das 18h às 19h45, a autora autografa os livros "Não me toca, seu boboca!" e "Faca de ponta", no Boulevart Literário do Pavilhão Laranja. Já no sábado (8) às 12h, no estande da Rocco, no Pavilhão Azul, autografa junto com Anna Claudia Ramos o "O dia mais frio do ano"; e às 16h estará no Espaço Infantil.
Mais informações no Instagram @andreataubmanescritora.
Aparecida Miranda autografa obra recém lançada sobre a mulher na contemporaneidade
A pedagoga, psicóloga e escritora Aparecida Miranda participa de sessão de autógrafos de seu livro "A Filha de Onélia: a visão de uma mulher na contemporaneidade", no estande da Promolivros no Pavilhão Azul. Na obra, que marca a estreia de Aparecida na literatura, a autora apresenta uma reflexão sobre temas sensíveis e necessários na atualidade. A autora transita por dois universos ricos, iniciando pela sua história de vida, com momentos de vulnerabilidade, de fé, de coragem, de resiliência e de muito amor, e o das reflexões sobre as inúmeras mudanças que se deram na sociedade contemporânea para a vivência das mulheres.
A "Filha de Onélia", que está concorrendo ao Prêmio Literário Fundação Biblioteca Nacional 2023, oferece aos leitores sua história de vida como ponto de partida para um diálogo sobre vivências comuns à muitas mulheres. Ao revisitar o passado, mais propriamente a história da mulher, a autora debate como a construção de um lugar de igualdade e autonomia para a mulher foi um processo de muitas lutas que possibilitaram que pudesse estudar, trabalhar e fazer escolhas, para além da maternidade e do casamento.
Mais informações no Instagram @aparecidamirandapsicologa.
"A participação dos nossos escritores na Bienal é importante, pois promove a divulgação da literatura, permite a interação com leitores e outros autores, além de possibilitar a troca de ideias e experiências. A Bienal também é relevante por ser um espaço de promoção cultural, incentivo à leitura e divulgação de novos talentos literários. Teresópolis muito bem representada na Bienal, parabéns!", comemorou a Secretária Municipal de Cultura, Cléo Jordão.
 
Sobre a Bienal
Presente na memória afetiva de milhares de pessoas, a Bienal do Livro Rio vai promover - em sua edição comemorativa de 40 anos - experiências que vão além do livro, em palcos inéditos e com bastante interação com o público. Realizado pela GL events Exhibitions em parceria com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), o maior festival de literatura, cultura e entretenimento do país vai reunir mais de 300 autores e 200 horas de programação para toda a família, entre os dias 1 e 10 de setembro, no Riocentro, Barra da Tijuca. A expectativa é de que cerca de 600 mil pessoas circulem pelo evento nos dez dias de programação. 
Para saber mais, acesse: https://www.bienaldolivro.com.br/
Publicidade
Leia mais

Você pode gostar

Show Player

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.

Publicidade

Últimas notícias