Cerca de 10 mil pessoas compareceram à Missa de Encerramento da JDJ 2023 no Ginásio do PedrãoMarquinho/studioemais
Publicado 11/09/2023 19:32 | Atualizado 13/09/2023 11:21
Publicidade
Um evento histórico não apenas para a comunidade católica, mas para o município de Teresópolis, a Jornada Diocesana da Juventude 2023 chegou ao fim neste domingo (10) reunindo cerca de 10 mil pessoas no grande Congresso da Juventude. Realizado durante todo o dia no Ginásio Pedrão, o encontro teve momentos de celebração, louvor, oração e pregação, sendo encerrado com uma missa ministrada por Dom Gregório Paixão, bispo da Diocese de Petrópolis, organizadora do evento.
Primeiro grande evento jovem pós-pandemia, a JDJ 2023 movimentou Teresópolis de 7 a 10 de setembro com uma programação variada voltada para estimular o crescimento espiritual dos jovens e ajudá-los a se tornarem líderes ativos e engajados em suas comunidades. As atividades aconteceram, em sua maior parte, na Matriz de Santa Teresa e na Praça Baltazar da Silveira, mas também houve programações nas paróquias dos bairros.
A importância da JDJ não apenas para os católicos e para Teresópolis, mas para toda a sociedade e o estado do Rio de Janeiro foi reconhecida pelo decreto do Governador Cláudio Castro que institui a cidade como capital estadual da juventude durante os dias da jornada, feito que o Prefeito Vinicius Claussen lembrou e agradeceu: "Teresópolis acolhe a JDJ e agradece por ser a capital estadual da juventude. Que Deus abençoe a vida da nossa amada cidade e das nossas famílias", disse em sua participação na abertura do evento, acompanhado da primeira-dama, Paula Schutte Claussen.
O Governo do Estado foi o grande parceiro da JDJ, fornecendo infraestrutura, tais como palcos, tendas, iluminação e som para a realização da programação. Além disso, mobilizou o RJ + Serviços, oferencendo para a população isenção para certidões de nascimento, 1ª e 2ª via de carteira de Identidade, casamento e óbito, habilitação para casamento, carteira de trabalho digital, entre outros serviços.
O secretário de Estado de Governo, Bernardo Rossi, representou o Governo do Estado no evento e ressaltou a importância da JDJ: “Um evento de suma importância. Parabenizo a Mitra Diocesana, na figura de Dom Gregório Paixão, pela realização de um evento tão especial. Mais do que nunca, estamos em um tempo em que precisamos vivenciar os valores Cristãos: o amor, a solidariedade, a fraternidade - ensinamentos de Jesus que precisam ser propagados e colocados em prática por cada um de nós no dia a dia", destacou o secretário.
Alex Castellar, assessor especial do Governo do Estado, que mediou o apoio do governo à JDJ e participou da organização, reforçou o papel de eventos como esse para celebrar a cultura de paz entre os jovens: "A Jornada Diocesana da Juventude foi um momento de celebração da cultura da paz. Teresópolis foi a capital da Juventude do Estado do Rio de Janeiro entre os dias 7 e 10 de setembro. Honra máxima fazer parte deste momento de fé e de história. Agradeço mais uma vez ao Governador Cláudio Castro por esse apoio e a toda a grande equipe incansável que, em tempo recorde, conseguiu mobilizar essa gigante estrutura que ajudou a fazer desse evento um momento memorável para toda Teresópolis", comentou Alex, que também levou para o evento oficinas da Casa da Inovação.
Público-alvo principal da JDJ, os jovens saíram impactados com a programação, como contou Miguel Rezende, de 17 anos, que não perdeu um dia do evento: "Todo o evento foi muito bem estruturado! Cada momento foi único, fazendo com que os jovens tivessem experiências incríveis. Trazendo também a amizade, responsabilidade e acolhida, em destaque, pelo fato de ter pessoas de diversos lugares onde a igreja, junto de Teresópolis, fez com que cada ambiente se tornasse especial para que esses pontos não fossem esquecidos e tivéssemos a oportunidade de aproveitarmos cada segundo da melhor forma possível. Foram dias marcantes que ficarão em nossas memórias", afirmou.

Publicidade
Leia mais

Você pode gostar

Show Player

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.

Publicidade

Últimas notícias