Publicado 17/10/2023 18:02
Um relatório da Viação Dedo de Deus, empresa que opera o transporte público em Teresópolis, dá conta de que o número de gratuidades concedidas às pessoas com mais de 65 anos cresceu 15% no primeiro semestre de 2023, saltando de 1,12 milhão de viagens, de janeiro a junho de 2022, para 1,29 milhão no mesmo período em 2023.
Além dos idosos acima de 65 anos, o número total de viagens gratuitas na cidade, que engloba ainda pessoas entre 60 e 64 anos, estudantes municipais e estaduais, deficientes e seus acompanhantes, cresceu também 4,4% no primeiro semestre desse ano em relação ao ano passado. Reunindo todas as classes de usuários isentos de pagamento da passagem, as gratuidades na cidade chegam a 40% dos embarques.
Segundo a empresa, como o município não aporta valores para subsidiar essas gratuidades, a projeção é o encarecimento do transporte coletivo, já que o cálculo do preço da tarifa divide o custo do sistema somente entre os passageiros pagantes, que por sua vez, teve redução de 2,6% no primeiro semestre deste ano.
Para a empresa, com uma tarifa que não cobre os custos do setor e sem subsídios, falta capacidade de investimento, o que, consequentemente, faz o sistema perder qualidade, passageiros e receita.
‘‘Não somos contra as gratuidades, mas sim como elas são concedidas. Temos o dever de alertar sobre isso. Sem subsídio, a tarifa fica cara para o passageiro e, ainda assim, não cobre o custo de operação e investimento necessário no sistema de ônibus. Ou seja, o problema recai todo sobre quem paga para usar o ônibus e a empresa que opera o sistema’’, argumenta Marcelo Augusto, diretor da Viação Dedo de Deus.
A passagem do transporte em Teresópolis foi reajusta para o atual valor R$ 4,90 em janeiro deste ano, após quase três anos congelada. O governo municipal condicionou o reajuste ao aumento de 20% na oferta de horários e disponibilização de novos veículos, o que a Viação Dedo de Deus afirma ter cumprido integralmente.
Leia mais
Show Player
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.