Gleidson Machado entre as estruturas do evento, que acontece no Centro de Convenções SulAmérica
 - Gilvan de Souza / Agencia O Dia
Gleidson Machado entre as estruturas do evento, que acontece no Centro de Convenções SulAmérica Gilvan de Souza / Agencia O Dia
Por Bernardo Costa

O empreendedorismo chegou cedo para Gleidson Machado, de 32 anos. Depois de promover eventos, a partir de 2014, para aproximar empresas de candidatos a vagas de trabalho, ele agora pretende ajudar outras pessoas a empreender. A Expo Meu Negócio é sua próxima aposta. O evento, que começa hoje no Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova, terá palestras, cursos, rodadas de relacionamento e 50 estandes com opções de modelos de negócios para investimento a partir de R$ 1 mil. O evento vai até amanhã.

"Com a Expo Jobs (feira de empregos), fomos percebendo o impacto da crise. Em 2015, tínhamos uma fila enorme na porta e poucas empresas oferecendo vagas. Hoje, o empreendedorismo passou a ser uma necessidade, e reformulamos a estratégia para atender pessoas que precisam gerar renda, mas não encontram oportunidade no mercado de trabalho", diz Gleidson Machado.

As opções de negócios contemplam modelos e taxas de investimento diversas, que podem chegar a R$ 200 mil. Há marcas de franquias, revenda de produtos e fornecedoras de equipamentos em segmentos como alimentação, marketing, vestuário, logística e bem-estar (veja algumas opções no quadro ao lado).

Para quem já está empreendendo ou acredita que tem uma grande ideia que possa impactar no mercado, a opção são as rodadas de negócios. "A proposta é conectar novos empresários a investidores e gerar um ambiente de relacionamento e troca de informações que possa abrir portas", diz Gleidson, que dá dicas para o empreendedor que quer conseguir apoio para alavancar a própria empresa:

"Se alguém senta na mesa diante de um investidor com uma ideia bem estruturada e uma postura pé no chão, tem grandes chances de ter sucesso. O excesso de entusiasmo pode levar ao erro. Coração e razão devem andar no mesmo compasso", explica Gleidson.

DICAS DE YOUTUBE

A Expo Meu Negócio terá o espaço Youtuber Experience, em que os visitantes aprenderão na prática como produzir vídeos para a internet. No ambiente, profissionais que trabalham com youtubers também vão tirar dúvidas dos participantes.

"Hoje, há muita gente interessada em divulgar seu negócio no YouTube mas não sabe como. Nesse espaço, as pessoas vão aprender como se posicionar diante da câmera, ângulos de gravação e noções sobre equipamentos adequados. No final, todos levarão um vídeo editado para casa. A maior procura está sendo de pessoas a partir dos 50 anos", antecipa Gleidson.

O Consulados dos Estados Unidos terá um estande no evento, com palestra e orientações para internacionalização de empresas e importação de produtos americanos. A programação do evento terá ainda os cursos 'Dez tendências para negócios em 2020', 'Criatividade e Inovação' e 'O que o design de experiência pode fazer pelo meu negócio'.

Você pode gostar
Comentários