Bia Bogossian, candidata a prefeita de Três RiosFoto: Divulgação
Publicado 30/09/2025 18:30
Três Rios - Com a eleição suplementar para prefeito e vice-prefeito de Três Rios se aproximando, O Dia realiza uma série de entrevistas com os candidatos a prefeito, buscando esclarecer as propostas dos prefeitáveis para que os eleitores tenham mais condições de reunir informações na hora de escolher o voto.
Publicidade
Nesta terça-feira (30), a entrevistada é Bia Bogossian (PSD), que se candidata ao cargo pela primeira vez. Aos 28 anos, Bia está em seu segundo mandato como vereadora do município. Jornalista, a candidata foi a mulher eleita com a maior votação da história de Três Rios e a primeira a fazer parte da Mesa Diretora na Câmara Municipal.
O DIA - No momento, o que enxerga como o aspecto em que a cidade mais precisa evoluir e qual será o seu foco?

Bia Bogossian - "Existem três áreas que precisam de atenção urgente no município de Três Rios e fizemos questão de colocá-las como prioritárias em nosso plano de governo: saúde, transporte e segurança. Precisamos evoluir com a atração de empresas e investimentos, na formação de mão de obra, na valorização dos nossos artistas e esportistas, nos avanços da educação pública, bem como tantas outras áreas e temos um plano completo para cada um delas. Porém, no início da gestão vamos concentrar esforços nas três áreas que citei porque todas estão prestes a entrarem em colapso, o que podem afetar muito a vida dos trirrienses. Como vereadora em segundo mandato, venho cobrando e trabalhando para evitar que esse colapso chegue, mas esbarro em limites que só o Executivo consegue agir e estou pronta para, como prefeita, resolver cada um desses desafios."

Quais as prioridades a curto prazo e até o fim do mandato, considerando que quase um ano já se passou?

"Teremos pela frente mais de três anos de mandato, com a posse acontecendo ainda em 2025. Por ser um processo eleitoral atípico, a etapa de transição de governo praticamente não vai existir, então vamos chegar fazendo um balanço geral para entender a situação real da Prefeitura. Infelizmente, ainda que tenha sido a vereadora que mais fiscalizou o Executivo nos últimos anos, muitas informações ficaram ocultas por falta de transparência ou respeito com essa atribuição básica do Legislativo. Conheço muito bem o orçamento do município e vamos precisar, com gestão eficiente, colocar ordem na Prefeitura, direcionando recursos para áreas e ações que mais precisam. É inadmissível faltar medicamentos básicos nas unidades de saúde, por exemplo, e não podemos deixar que isso continue acontecendo. Por isso, a prioridade a curto prazo é organizar as contas públicas e, assim, agir nas prioridades de cada área com responsabilidade. Até o fim do mandato, o objetivo é promover uma verdadeira transformação no município e mostrar que, quando há vontade e capacidade, os serviços públicos podem chegar com qualidade para a população."

Na Saúde e na Educação, quais são os pontos que considera que precisam ser desenvolvidos no município e quais as propostas para melhorá-los?

"Três Rios é uma cidade polo na Região Centro-Sul e, quando falamos em Saúde, infelizmente ainda precisamos ver pacientes que precisam se deslocar para outros municípios com objetivo de realizar exames e consultas que já poderiam ser ofertados na rede pública trirriense ou em parceria com empresas e instituições privadas locais. Temos duas ações bem planejadas que vão transformar essa situação, por exemplo. A primeira é zerar a fila de consultas e exames para todas as especialidades. Uma saúde pública para todos, para acesso amplo, não sendo usada como moeda de troca. A segunda é ampliar a oferta de serviços no próprio município, justamente para evitar que as pessoas ainda precisem passar pelo desgaste das viagens quando estão fragilizadas. Essas duas questões vão caminhar lado a lado já no início do governo.

Para a Educação , um dos pontos que mais tenho abordado é a implantação de escolas em tempo integral de forma gradual até que tenhamos esse modelo como geral na rede municipal de ensino. Uma ação que, embora diretamente ligada à educação, também terá pontos de interseção importantes com cultura, esporte e assistência social, por exemplo. Precisamos elevar o IDEB da nossa rede municipal, reforçar a importante função que a educação tem na transformação da sociedade do futuro.

Tudo isso, claro, valorizando sempre cada servidor das áreas. Educação e Saúde de qualidade só vamos alcançar com apoio desses profissionais que se dedicam diariamente a elas e merecem, portanto, o devido reconhecimento que passa pela formação continuada e pela revisão completa dos planos de cargos e salários, entre outras ações diretas para servidores."

Com relação à economia, quais são os planos para desenvolver a geração de empregos, atrair empresas, valorizar o servidor e deixar a cidade bem posicionada?

"Três Rios já viveu ciclos de altos e baixos em relação à geração de empregos e atração de empresas. A história mostra isso desde a chegada da ferrovia como motor de desenvolvimento até a vinda de grandes indústrias e o fortalecimento do comércio. No entanto, foram momentos de subidas e descidas por fatores internos e externos que são muito claros. Precisamos fazer nosso dever de casa, deixar o município pronto e estruturado, reforçar e divulgar nossa potencialidades, formar mão de obra e variar o máximo possível nossos segmentos produtivos. Quando falamos em geração de empregos e desenvolvimento econômico também passamos por outras áreas. A valorização do nosso potencial turístico, da cultura e das atividades esportivas, por exemplo, vai impactar diretamente na economia. Vamos tornar Três Rios uma cidade de oportunidades para todos, do microempreendedor ao empresário do comércio e às indústrias, passando pela economia rural."

Por qual motivo merece o voto do cidadão trirriense?

"Fui a vereadora mais votada e eleita depois de mais de 70 anos sem mulheres na Câmara Municipal e reeleita como a vereadora mais votada. Chegou o momento de Três Rios ter sua primeira prefeita. Estou pronta para assumir essa responsabilidade e encarar de frente, com coragem, cada desafio que precisa de pulso firme da gestão municipal. Não é uma candidatura de aventura, eu estudei para isso, me preparei muito. Faço questão de unir conhecimento acadêmico com toda a experiência como vereadora e colocar à disposição da população, agora como prefeita. Conheço cada bairro, cada escola, cada unidade de saúde, e sei muito bem o que precisa ser feito para transformar de verdade a gestão pública. É urgente garantir serviços públicos de qualidade com uma gestão feita com competência. Nosso município nunca teve tantos recursos como agora, então o que falta é boa gestão para Três Rios evoluir de verdade."

Existe algum outro ponto que queira abordar? O espaço está aberto.

"Três Rios está passando por uma eleição suplementar pela primeira vez e sei que há muitas pessoas frustradas ou decepcionadas com a situação. Ninguém queria passar por isso e, como cidadã e vereadora, eu mesma também não gostaria. Mas, como aconteceu, encaro e peço que as pessoas encarem como uma oportunidade. Em momentos de crise e instabilidade podemos crescer e promover transformações significativas. Isso vale para nossas vidas, por que não valeria para uma cidade inteira? Por isso coloquei meu nome à disposição com uma candidatura para quem tem esperança em uma cidade melhor, para quem acredita no poder da renovação, na força da mulher e da juventude, na experiência, no conhecimento. Estou pronta e tenho um plano de governo que foi construído por muitas mãos, com participação direta da população. Peço a cada trirriense que, no próximo domingo, saia de casa com esperança de dias melhores porque eles chegarão, sim. Durante a campanha tenho como principal material de divulgação meu currículo e o entrego na cidade inteira por entender que políticos são funcionários da população. Sigo à disposição nos próximos dias para trocar ideias e conversar sobre nosso plano que, sem dúvidas, é o melhor para Três Rios."
Leia mais