Secretário Feu Braga e prefeito Saulo CorrêaDivulgação
Publicado 19/08/2025 20:45
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Transformação Digital e do PRODERJ, deu mais um passo importante na modernização da gestão pública fluminense com a expansão do Programa RJ Digital Municípios a mais um município. Nesta terça-feira (19), Valença passou a utilizar oficialmente o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), plataforma que digitaliza processos administrativos e amplia o acesso da população a serviços públicos de forma ágil, transparente e sustentável.
Publicidade
Com a implantação do SEI, documentos como ofícios, memorandos e licitações passam a tramitar de forma eletrônica, gerando economia de recursos, menos burocracia e ganhos em sustentabilidade.
Para o secretário de Estado de Transformação Digital, Feu Braga, o avanço coloca Valença em sintonia com o movimento de modernização em curso no estado.
“A implantação do SEI significa mais agilidade, menos papel e serviços públicos mais próximos do cidadão. Estamos construindo, junto com os municípios, uma nova forma de gerir e oferecer políticas públicas, com mais eficiência e transparência”, ressaltou o secretário.
Criado e disponibilizado gratuitamente a estados e municípios pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o SEI é hoje uma das ferramentas mais relevantes para a digitalização dos serviços públicos no Brasil.
“É um orgulho enorme para Valença estar entre os primeiros municípios a dar esse passo importante. Estamos eliminando o papel e trazendo mais rapidez, transparência e praticidade para a nossa gestão. Esse é um marco que moderniza a prefeitura e garante que possamos oferecer serviços cada vez melhores para a população”, destacou o prefeito Saulo Corrêa.
Atualmente, cerca de 70% das cidades fluminenses já aderiram ao Programa RJ Digital Municípios, desenvolvido em parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o TRF4. O programa garante uma gestão mais moderna, eficiente e alinhada às necessidades da população.
Leia mais