Programa completa um ano neste mêsDivulgação
Publicado 05/09/2022 06:55
Programa da Secretaria Municipal de Saúde de Vassouras que conquistou o sexto lugar na 2ª Mostra Estadual de Práticas de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, o Mamãe Vassourense completa um ano este mês, período em que realizou 721 atendimentos em pré-natal e 360 atendimentos odontológicos, aplicou 337 vacinas em gestantes e entregou 73 kits de enxoval para bebês. Em um ano, 41 gestantes em pré-natal já assinaram o termo de adesão ao programa, que também realizou 28 atividades de educação em saúde e 39 consultas pré-natal para parceiros realizadas. Segundo a prefeitura, os resultados estão acima do esperado pelos idealizadores do projeto.
"Tenho muito orgulho desse projeto. É mais uma ação que concretizou, criou raízes e se tornou imprescindível para a saúde da gestante e dos recém-nascidos”, disse a vice-prefeita de Vassouras, Rosi Silva. A secretária municipal de Saúde enfatizou que não havia participação de parceiros no pré-natal e hoje são 39. “Esse é um dos indicadores que nos mostra o êxito desse programa. Outro fator importante: o Mamãe Vassourense vem ainda acrescentar ações dando maior qualidade ao pré-natal reduzindo, com isso, os índices de mortalidade materno infantil no município. Um grande avanço que nos deixa muito realizados”, disse Larissa Vieira.
Para garantir a participação das mães, a agenda do programa foi elaborada de forma variada e atrativa, com rodas de conversa, atividades educativas, intercaladas pelas consultas e exames. Para quem conclui o programa a Secretaria de Saúde entrega um kit maternidade com 13 itens necessários para os primeiros dias de vida do bebê como (bolsa maternidade, cueiro, kit pagão, toalha de banho, mantilha, kit com 05 fraldas de tecido, banheira, kit com touca, par de luvas e par de sapatos de pano, kit com pano de boca, kit com 05 fraldas de tecido, 01 pacote de fraldas descartáveis P, sabonete glicerina, pomada para assadura e álcool 70%).
Para participar do Mamãe Vassourense, a gestante precisa estar cadastrada na unidade de saúde de referência e cumprir os seguintes requisitos: realizar, no mínimo, oito consultas de pré-natal; comparecer a pelo menos a uma consulta odontológica; realizar todos os exames agendados; manter caderneta de vacinação em dia; participar, de no mínimo, uma atividade educativa (presencial ou online). Para mulheres com parceiros, é necessário que o casal participe de uma consulta de pré-natal e uma atividade educativa.
Leia mais