Publicado 14/03/2022 10:17
Volta Redonda - Um acordo técnico firmado entre a prefeitura de Volta Redonda e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece atendimento de serviços do órgão federal na Subprefeitura do Retiro.
A moradora do bairro Volta Grande, Lana Cruz Bonfim Molica, de 61 anos, é a primeira pessoa beneficiada com a concessão de aposentadoria conquistada por meio da parceria entre as instituições. Segundo Lana, ela decidiu procurar a subprefeitura depois de ver uma reportagem na internet que falava sobre o início da oferta dos serviços do INSS na autarquia municipal.
“Foi a primeira vez que vim à subprefeitura. Como já estava querendo dar entrada na aposentadoria, e vi a reportagem, aproveitei e vim para me informar. Fui muito bem atendida, esclarecida. O Joelso (gerente responsável pelo setor do INSS na subprefeitura) deu entrada no processo e fui encaminhada para resolver o que faltava. Nesta semana já recebi a informação que já foi feita a carta de concessão, e estou só esperando chegar em casa para começar a receber, provavelmente no próximo mês”, disse.
O gerente responsável pelo setor do INSS na subprefeitura, Joelso Dias Rodrigues, esclareceu que, assim como Lana, muitas pessoas procuram o atendimento relacionado ao INSS na subprefeitura. De acordo com ele, cerca de 30 atendimentos são realizados por mês.
“Em relação à aposentadoria, por exemplo, é feita orientação sobre levantamento do tempo de contribuição, sobre toda a documentação que é digitalizada e autenticada pela nossa equipe. A partir daí, é realizada a entrada do processo no sistema e envio para o INSS, tudo de forma eletrônica”, comentou.
Além de questões sobre aposentadoria, também são feitos atendimentos relacionados a serviços como cadastro para contribuinte individual (autônomo, doméstica, entre outras categorias).
O coordenador da Subprefeitura do Retiro, Jorge Ricardo Silva, o Jorginho, falou que o trabalho feito pela subprefeitura em parceria com o INSS tem o objetivo de auxiliar a população em serviços que são gratuitos, mas que muitas vezes, por desconhecimento do cidadão, são pagos a profissionais que trabalham nesse ramo previdenciário.
“É bom para a população e para o INSS, que desafoga a fila, o acordo técnico é para isso também. Que a população continue procurando e que a gente possa ajudar mais, sendo um instrumento para eles”, declarou Jorginho.
O horário de atendimento na Subprefeitura do Retiro é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Quem for procurar os serviços do INSS deve levar documentos pessoais e a carteira de trabalho. Caso a pessoa tenha cadastro no site do Governo Federal, é possível fazer pesquisa do tempo necessário para aposentar.
“Facilita muito. Conheço várias pessoas que não têm acesso, dizem que é preciso procurar um advogado, alguém que saiba. Também tem o aplicativo Meu INSS, mas tem pessoas que não tem facilidade em usar. Recomendo que venham à subprefeitura, vão ser bem atendidas, informadas”, falou a moradora da cidade, Lana Cruz.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.