Publicado 25/03/2022 22:34
Volta Redonda - O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Clemente Fortini do bairro Vila Brasília, em Volta Redonda foi reaberto nesta sexta-feira, dia 25. A unidade recebeu pintura nova e reparos em geral, inclusive para resolver problemas relacionados à infiltração no imóvel e vai contar com uma equipe composta por coordenador, auxiliares administrativos, assistente social, cadastrador e orientador social.
No espaço, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, os moradores poderão participar de atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, de acordo com a faixa etária, como karatê e violão. Oficinas de Trancista também serão disponibilizadas através do Centro de Inclusão Produtiva (CIP), e de Administração, por conta de uma parceria com o Instituto de Cultura Técnica (ICT).
Segundo a prefeitura, as 1.738 famílias atendidas no local vão ganhar, em breve, atividades de barbeiro, designer de sobrancelhas, dança e capoeira. O Vila Brasília é um dos bairros onde será implantado o programa Criança Feliz, do Governo Federal, que será lançado na próxima semana em Volta Redonda.
Também será possível fazer concessão de benefícios, através de avaliação técnica, além do encaminhamento para a rede socioassistencial e demais órgãos públicos.
Do ano passado até agora já foram reabertos 32 unidades de Cras e cinco Centros de Convivência. Com as reaberturas, cerca de 40 mil famílias já foram beneficiadas. O secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco, disse que a reabertura dos CRAS visa oferecer acesso aos benefícios, programas e políticas públicas para toda população da cidade.
“Nosso objetivo é alcançar o maior número de pessoas, e isso só é possível quando levamos os atendimentos sociais para mais próximo das comunidades. Além disso, facilitamos a vida delas. Vamos voltar a ser referência em assistência no país”, falou Munir.
O assessor especial Deley de Oliveira, que representou o prefeito Antônio Francisco Neto durante a cerimônia, falou sobre o esforço que o governo municipal realiza para que a assistência social da cidade volte a ser referência.
“Pegamos uma cidade destruída e um momento delicado de pandemia. Isso tudo nos entristeceu, mas arregaçamos as mangas e trabalhamos para reverter essa situação. A reabertura desses espaços nos bairros é muito importante. Hoje, mais do que nunca, precisamos cuidar das pessoas. E o CRAS disponibiliza serviços essenciais na vida dos moradores”, comentou Deley.
Quem também esteve na cerimônia foi o vereador José Onofre da Silva, o Cacau da Padaria, que agradeceu a iniciativa da prefeitura.
“Tenho um privilégio muito grande de morar no Vila Brasília e saber que o nosso bairro vem ganhando de volta os espaços municipais revitalizados e funcionando, é muito bom. O Munir não mede esforços para que a assistência volte a funcionar. É o melhor secretário de Ação Comunitária do mundo. Tudo que a gente solicita ele arruma uma forma de fazer”, falou o vereador.
O filho do homenageado, João Francisco Fortini, comentou que é uma honra saber que o nome do seu pai foi dado a um espaço tão importante para a comunidade.
“A minha família é muito grata por essa lembrança. Tivemos um lar acolhedor, onde sempre fomos ensinados a cuidar das pessoas. Somos frutos de reconhecimento e ver que meu pai está sendo homenageado pelo que ele fez a vida toda é muito gratificante”, falou João Fortini.
A reinauguração contou com a presença do, Munir Francisco, dos vereadores Fábio Buchecha, Vander Temponi, José Onofre da Silva (o Cacau da Padaria) e do assessor especial da prefeitura, Deley de Oliveira.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.