Usuários da rede municipal de VR devem procurar unidades requerentes para adaptar os pedidosDivulgação
Publicado 29/03/2022 09:06
Volta Redonda - O Departamento de Controle, Regulação, Avaliação e Auditoria (DCRAA) de Volta Redonda instituiu um protocolo para padronizar as requisições de exames laboratoriais, como: análises clínicas, imunohistoquímica, histopatológico, entre outros, na cidade.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as novas normas entram em vigor na sexta-feira, dia 1º de abril, e acolhe os princípios da administração pública no que diz respeito à economicidade, transparência e eficiência na gestão dos recursos orçamentários.
A diretora do DCRAA, Sheila Rodrigues Dias Filgueiras, disse que a adoção de condutas que geram a qualificação dos processos de trabalho beneficiam o controle, a regulação e a avaliação da prestação do Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT).
“Com a implantação, no início do mês de março, do novo serviço de medicina diagnóstica, que passou a ser feito por empresa contratada após processo de licitação, a urgência na padronização das requisições se fez necessária. Por isso, pedimos a todos os usuários que estiverem com o pedido de exames rasurado, sem data, sem indicação clínica, sem preenchimento do cabeçário ou qualquer outra irregularidade, que procure a unidade de saúde solicitante para adequar a requisição”, esclareceu Sheila.
Ainda segundo a diretora, também não serão aceitos pedidos de exames de caráter ambulatorial solicitado pela rede de urgência e emergência.
“Todas estas unidades contam com laboratório ou têm um fluxo interno próprio definido”, lembrou a diretora do DCRAA.
A SMS também informou que o novo laboratório, que fica na Rua Deputado Geraldo Di Biase, nº 174, ao lado do UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biase), no bairro Aterrado, só vai aceitar o pedido de acordo com o padrão definido pela Secretaria.
No documento deve constar a data da requisição e prazo de validade de 30 dias, cabeçário com nome completo do usuário e da unidade solicitante, assinatura e carimbo do médico, Cartão SUS do usuário, ser preenchida pelo profissional solicitante, apresentar justificativa clínica e conter até dez tipos de exames.
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