Canteiro Escola e FabLab são os novos espaços de capacitação lançados pela FirjanCris Oliveira/Secom PMVR
Publicado 26/08/2022 12:48
Volta Redonda - O presidente da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, inaugurou nesta quinta-feira (25) o Canteiro Escola da Firjan/Senai Volta Redonda, instalado na unidade do bairro Aero Clube. O ambiente prático de educação profissional oferece a qualificação de alunos da instituição. Na ocasião, também foi inaugurado o FabLab, laboratório para inovação e criação de protótipos que visam soluções para indústria e comunidade. O secretário municipal de Estratégia Governamental, Carlos Macedo, representando o prefeito Antônio Francisco Neto, participou da cerimônia de inauguração, assim como o secretário municipal de Educação, Júlio Cyrne.
O presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, disse que o objetivo das inaugurações é preparar mão de obra capacitada, atender aos anseios da indústria, e superar os desafios da sociedade.
“Com o FabLab agregamos inovação, extremamente necessária e fundamental para a indústria. Os nossos alunos e empresários poderão colocar em prática seus projetos, materializar o que aprenderam - criar peças, produtos, soluções para os desafios da indústria, que naturalmente trarão benefícios a toda sociedade. Hoje também inauguramos o Canteiro Escola da Firjan, o primeiro da região, de forma a atender toda a nossa indústria. Trata-se de uma ação em parceria com o Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário do Sul Fluminense (Sinduscon-SF), que oferece diversos cursos de qualificação para este enorme segmento da indústria fluminense”, disse, agradecendo aos empresários pela contribuição no desenvolvimento econômico e social do Rio de Janeiro.
O presidente da Firjan Sul Fluminense, Henrique Nora Jr., agradeceu a parceria de todo o sistema Firjan. “Essas inaugurações vão de encontro com o que buscamos, que é a qualificação da mão de obra. “Agradeço a todo o sistema Firjan, que é a própria Firjan, o Senai e o Sesi, que tem sido muito parceiro e cria um grande guarda-chuva de proteção. Se não tivéssemos isso, estaríamos numa situação muito complicada”, disse Nora Jr.
A presidente do Sinduscon, Elissandra Cândido, lembrou que a falta de mão de obra e a necessidade de capacitação é uma demanda muito angustiante dos empresários, e que ações como essas garantem a renovação do mercado de trabalho.
“Tanto o FabLab quanto o Canteiro Escola trazem um avanço para a nossa capacitação. É a preparação para o futuro. A cultura da Construção Civil precisa ser transformada, as pessoas precisam desejar vir para o setor e inovar. Se capacitar para inovar”, disse Elissandra.
O secretário municipal de Estratégia Governamental, Carlos Macedo, disse que iniciativas como a da Firjan/Senai vão de encontro com as ideias do prefeito Neto, que é a de treinar e preparar mão de obra qualificada para ser absorvida pelos setores da economia de Volta Redonda e região.
“A gente tem o projeto ‘Mulheres Mãos à Obra’, que é muito bacana, oferecendo capacitação no setor da Construção Civil de forma gratuita para elas. O Sul Fluminense todo tem que estar muito satisfeito, porque neste momento que se discute muito o desemprego, você vai ao mercado de trabalho e não encontra mão de obra qualificada. Na área de T.I (Tecnologia da Informação), por exemplo, há uma dificuldade enorme. Então essas iniciativas são maravilhosas e vão de encontro com as ideias do prefeito Neto”, afirmou.
Canteiro Escola
Pensado para a reprodução de práticas da Construção, o Canteiro Escola vai permitir a realização de procedimentos abordados nos cursos de: Pedreiro de Alvenaria, Pedreiro Refratarista, Revestimento em Argamassa, Revestimento Cerâmico, Pintor, Instalações Hidráulicas, Armador de Ferragens, Carpinteiro, Drywall e Light Steel Frame. A partir de 2023, a unidade oferecerá curso técnico de Edificações, promovendo um atendimento mais alinhado com as demandas mais atuais do setor da Construção Civil.
Leia mais

Você pode gostar

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.

Publicidade

Últimas notícias