Publicado 21/06/2023 19:57
Volta Redonda - A Prefeitura de Volta Redonda vem investindo na tecnologia como ferramenta de aprendizado. As escolas da rede municipal ganharam Smart TVs (730 no total), mais de 3 mil Chromebooks e mais de 20 videogames de última geração (Xbox Series S) foram entregues nas unidades escolares. A estratégia da nova Educação de Volta Redonda é que o uso de mecânicas e características de jogos engajem, motivem e facilitem o aprendizado.
O secretário municipal de Educação, Sérgio Sodré, disse que este método está cada vez mais presente em diversos processos de empresas e instituições de ensino. “Precisamos inovar e levar esta oportunidade às nossas crianças e jovens. Alguns fazem uso da tecnologia diariamente em casa, seja em seus smartphones, computadores, videogames, mas isso não acontece nas escolas. Por isso, queremos transformar o ambiente escolar, onde eles ficam boa parte do tempo, em um local agradável e atrativo. Estamos felizes de ver esta oportunidade sendo ampliada às escolas de Volta Redonda”, disse Sodré.
O secretário municipal de Educação, Sérgio Sodré, disse que este método está cada vez mais presente em diversos processos de empresas e instituições de ensino. “Precisamos inovar e levar esta oportunidade às nossas crianças e jovens. Alguns fazem uso da tecnologia diariamente em casa, seja em seus smartphones, computadores, videogames, mas isso não acontece nas escolas. Por isso, queremos transformar o ambiente escolar, onde eles ficam boa parte do tempo, em um local agradável e atrativo. Estamos felizes de ver esta oportunidade sendo ampliada às escolas de Volta Redonda”, disse Sodré.
Aulas de eSports
Os videogames, por exemplo, possibilitaram a implementação das aulas de eSports, os esportes eletrônicos. Os equipamentos foram adquiridos em um processo licitatório que teve início em 2021, e estão em escolas de Anos Finais (6º ao 9º ano); outros foram colocados à disposição do Departamento Pedagógico da SME, para utilização em eventos.
“A inserção dos jogos eletrônicos na grade educacional acontece após uma atualização na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo é explorar as novas tecnologias, mostrando para os alunos a forma correta da utilização desses jogos, além de oportunizar o acesso a alguns equipamentos que, se não fosse através da escola, eles não teriam. É um projeto pioneiro que teve início com a professora Therezinha (ex-secretária de Educação) e que já está sendo desenvolvido”, ressaltou Reginaldo Roque, coordenador do projeto “Sábado na Escola”, que já conta com o uso dos videogames nas aulas de eSports, dentro do conteúdo de Educação Física.
“A inserção dos jogos eletrônicos na grade educacional acontece após uma atualização na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo é explorar as novas tecnologias, mostrando para os alunos a forma correta da utilização desses jogos, além de oportunizar o acesso a alguns equipamentos que, se não fosse através da escola, eles não teriam. É um projeto pioneiro que teve início com a professora Therezinha (ex-secretária de Educação) e que já está sendo desenvolvido”, ressaltou Reginaldo Roque, coordenador do projeto “Sábado na Escola”, que já conta com o uso dos videogames nas aulas de eSports, dentro do conteúdo de Educação Física.
Aprovação dos estudantes
Para a aluna Sara Delespostis, de 14 anos, contar com elementos visuais como os Chromebooks, Smart TVs e videogames auxiliam na forma de aprender. “Tendo mais coisas visuais o seu cérebro processa mais rápido e é mais fácil de aprender. Para mim é uma preparação muito além da sala de aula, também para a vida, porque, dependendo do trabalho que a pessoa almejar, ela vai depender dessas coisas, se não aprender agora, terá que aprender lá. E é mais complicado aprender numa profissão do que na escola, porque aqui é o lugar para se aprender”, comentou.
Everton da Silva Santos, também de 14 anos, disse que é bom ter recursos que abram mais possibilidades. “Nós, adolescentes, estamos mais ligados à tecnologia. E fica mais fácil para a gente aprender do que no método tradicional. Parece que fixa melhor. Temos uma professora que só dá teste pelo Chromebook e, de certa forma, eu acho melhor”, afirmou.
Heloísa Gonçalves e Isabela Vitória, ambas de 12 anos, revelaram que se sentem mais motivadas a estudar. “Eu achei muito legal, porque é mais divertido. Antes a gente só ficava dentro da sala de aula, sentado, escrevendo, e ter o videogame, os computadores, as novas TVs, parece que fica até mais fácil de aprender”, disse Heloísa; “Tem sido legal, é bom. Achei uma boa ideia. Gostei muito”, completou Isabella.
Everton da Silva Santos, também de 14 anos, disse que é bom ter recursos que abram mais possibilidades. “Nós, adolescentes, estamos mais ligados à tecnologia. E fica mais fácil para a gente aprender do que no método tradicional. Parece que fixa melhor. Temos uma professora que só dá teste pelo Chromebook e, de certa forma, eu acho melhor”, afirmou.
Heloísa Gonçalves e Isabela Vitória, ambas de 12 anos, revelaram que se sentem mais motivadas a estudar. “Eu achei muito legal, porque é mais divertido. Antes a gente só ficava dentro da sala de aula, sentado, escrevendo, e ter o videogame, os computadores, as novas TVs, parece que fica até mais fácil de aprender”, disse Heloísa; “Tem sido legal, é bom. Achei uma boa ideia. Gostei muito”, completou Isabella.
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