Museu interativo, localizado no bairro Laranjal, vai promover conteúdo científico com linguagem mais acessívelCris Oliveira/Secom PMVR
Publicado 26/09/2023 13:57
Publicidade
Volta Redonda - As obras do novo Museu da Ciência e Tecnologia de Volta Redonda devem ficar prontas em dezembro. O local interativo, localizado no bairro Laranjal, será capaz de promover o ensino de conteúdos científicos às crianças, jovens e adultos, com uma linguagem mais acessível, estimulando a curiosidade e motivando a busca pelo conhecimento. Uma novidade é que depois de pronto os visitantes poderão conhecer o Zoológico Municipal (Zoo-VR) de dentro do museu. Isso será possível através do passeio virtual, com uso de óculos especiais. O projeto de R$ 274.940,00 foi aprovado e será custeado pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) – empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
O planejamento e a execução serão feitos pelo Instituto de Inovação e Tecnologia da Firjan/Senai, em parceria com a SMDET (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo). Com o uso de óculos virtuais, os visitantes do museu poderão conhecer os espaços de cuidados e visitação aos animais. O objetivo é aproximar o Zoo-VR dos visitantes, divulgando também o trabalho realizado no local, que recebe animais silvestres feridos ou frutos de doação ou apreensão para tratamento e reinserção na natureza.
“Estamos buscando criar equipamentos que possam auxiliar na educação de forma lúdica, tornando o ensinar e o aprender divertidos e aberto a todos. Como é o caso do Museu de Ciência e Tecnologia que está em construção no bairro Laranjal. Não tenho dúvidas de que serão obras fantásticas. A ideia é termos uma série de equipamentos nos mesmos moldes que existem no Rio – como o Museu do Amanhã e o planetário da Gávea, por exemplo. Serão atrações para os estudos em disciplinas de exatas, como Matemática, Física e Química, mas também Ciências Humanas – História e Geografia”, comentou o secretário de Educação e de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sérgio Sodré.
O prefeito Neto destacou o compromisso do governo municipal em investir em educação e tornar Volta Redonda uma referência no país.
“Estamos trabalhando muito para tornar Volta Redonda uma referência no nosso país. Temos investido em várias áreas, mas a Educação sem dúvidas é uma das prioridades do Poder Público. Temos implantado uma série de ações que envolvem inovação, tecnologia e novas ideias. Posso garantir que hoje é muito mais atrativo para os nossos alunos aprender em Volta Redonda. É claro que ainda tem muita coisa para ser feita na reconstrução da Educação, mas estamos avançando”, afirmou Neto.
Publicidade
Leia mais

Você pode gostar

Show Player

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.

Publicidade

Últimas notícias