Evento reuniu representantes do Poder Público e sociedade civil no auditório da prefeitura, na tarde dessa quarta-feira (26)Geraldo Gonçalves/Secom PMVR
Publicado 28/09/2023 18:06
Publicidade
Volta Redonda - A prefeitura de Volta Redonda, pela Secretaria Municipal de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão (Seplag), promoveu audiência pública para apresentar o Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2024. O evento reuniu representantes do Poder Público e sociedade civil no auditório da prefeitura, na tarde dessa quarta-feira (26).
A secretária de Planejamento, Cora Peixoto da Silva, explicou que a LOA é o orçamento anual propriamente dito. Prevê os orçamentos fiscal, da seguridade social e de investimentos. “Todos os gastos do Poder Executivo para o próximo ano são previstos, em detalhes, na LOA. É pela LOA que se fixam a estimativa da receita e a das despesas do governo”, disse.
A lei é dividida por temas, como Saúde, Educação e Transporte. “E prevê também quanto o governo deve arrecadar para que os gastos programados possam de fato ser executados”, completou Cora Peixoto.
No final da audiência pública, a população pode apresentar ideias, críticas e sugestões. “Esta é a razão pela qual é muito importante a participação dos munícipes de Volta Redonda em eventos como esse. As audiências públicas asseguram que os direitos previstos na Constituição e nas Leis sejam colocados em prática”, concluiu a secretária.
Prestação de contas das receitas e despesas do 2º quadrimestre de 2023
Nesta sexta-feira (29), a Seplag faz mais uma audiência pública. Desta vez, o objetivo é promover a “Demonstração e Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais do 2º Quadrimestre de 2023”. O evento visa garantir o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal.
“Vamos mostrar que os valores de receitas e despesas constantes da Lei Orçamentária Anual (LOA) são compatíveis com as metas financeiras de receitas, de despesas e de resultados estabelecidos na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). E que os valores das despesas autorizadas na LOA poderão ser executados a partir da efetiva arrecadação das receitas, de modo a assegurar a obtenção do resultado primário previsto na LDO”, afirmou a secretária da Seplag, Cora Peixoto.
Ela reiterou o convite à toda população de Volta Redonda para o acompanhamento das Metas Fiscais e garantir a efetiva participação popular no processo orçamentário do município. A audiência pública será, às 15h, desta sexta-feira (29), na Câmara Municipal de Volta Redonda, na Avenida Lucas Evangelista de Oliveira Franco, nº 511, Aterrado.
Publicidade
Leia mais

Você pode gostar

Show Player

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.

Publicidade

Últimas notícias