Publicado 29/09/2023 14:47 | Atualizado 29/09/2023 14:52
Volta Redonda - As obras do segundo Centro-Dia de Atendimento à Pessoa com Deficiência (Capd) de Volta Redonda, equipamento da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), estão em fase final. A previsão é que a unidade, com capacidade para atender 108 pessoas adultas, de 18 a 59 anos, seja inaugurada no próximo mês. Volta Redonda já conta com outra unidade que funciona no bairro Jardim Paraíba.
O local do novo centro-dia está recebendo reparos gerais como pintura e rede elétrica novas, instalação de ar-condicionado e alarme, além de uma horta que servirá como atividade de socialização no local.
O Capd II ficará situado na Rua Seiscentos e Cinquenta e Nove, no bairro Siderópolis, e vai atender, além da deficiência intelectual, pessoas com o transtorno do espectro autista (TEA) nível 3 de suporte, que exige um atendimento mais especializado.
O novo espaço vai contar com salas para atendimento no modelo Teacch (sigla em Inglês para Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits Relacionados à Comunicação), criado a partir de um projeto de pesquisa que observou atentamente os comportamentos de crianças autistas em diferentes situações. O programa educacional e clínico possui objetivo de apoiar o autista a chegar à idade adulta com o máximo de autonomia possível.
A unidade vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com atendimento de 54 pessoas por turno. No local serão ofertados aos usurários café da manhã, almoço e lanche da tarde. Eles terão ainda transporte para o seu deslocamento.
Estrutura terá dois andares
O local contará com uma equipe multidisciplinar, composta por 18 orientadores sociais, recepcionista, instrutor de artesanato, psicólogo, assistente social, auxiliar de limpeza e cozinha, além de uma pedagoga que será a coordenadora técnica.
O Capd II tem dois pavimentos: o andar térreo é composto por depósito, secretaria, sala da equipe técnica, salas de atendimento Teacch, sala de oficina, cozinha, refeitório e auditório. Já o segundo andar conta com sala de multimídia, sala de construção de materiais estruturados e sala de oficina.
A secretária municipal de Ação Comunitária, Carla Duarte, destaca que o local está sendo reformado e equipado para poder promover a inclusão social. “Este novo espaço permitirá a realização de diversas atividades voltadas para essas pessoas. Com uma equipe qualificada e uma variedade de serviços e atividades, o Capd II vai proporcionar um ambiente acolhedor, seguro e inclusivo para pessoas com deficiência e autismo, garantindo que suas necessidades sejam atendidas de forma integral e respeitosa”, disse.
A diretora do Departamento de Proteção Especial da Smac, Mariana Pimenta, está entusiasmada com a inauguração do CAPD II. “O serviço será o segundo centro-dia de atendimento para pessoa com deficiência no município, com o diferencial de oferta para os autistas de nível 3 de suporte, garantindo o atendimento especializado, qualificado e humanizado”, afirmou.
Leia mais
Show Player
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.