Publicado 11/10/2023 17:10
Volta Redonda/Rio - A Orquestra de Cordas do projeto “Volta Redonda Cidade da Música” vai se apresentar nesta quinta-feira (12), às 17h, no Cristo Redentor, na Cidade Maravilhosa, Rio de Janeiro. O espetáculo faz parte das comemorações culturais do 92º aniversário do Cristo Redentor. O convite para a apresentação foi feito pessoalmente pelo reitor do santuário, padre Omar, em visita a Volta Redonda, no mês passado.
Com regência da maestra Sarah Higino, 50 músicos, entre alunos e professores, vão apresentar um concerto sinfônico bastante diversificado. No programa, composições brasileiras de Ary Barroso, Waldyr Azevedo, Zequinha de Abreu e os clássicos de Vivaldi, Bach e Peter Warlock. A apresentação está gerando grande entusiasmo, pois é a primeira vez que a Orquestra de Cordas de Volta Redonda se apresenta aos pés do Cristo Redentor – um dos cartões postais do Rio de Janeiro e do Brasil.
“É uma oportunidade única para os alunos da orquestra conhecerem o Cristo Redentor, famoso por ser uma das sete maravilhas do mundo moderno. Isso está despertando neles um impacto muito positivo. Ao longo da semana, os ensaios foram intensificados para que a apresentação seja, mais uma vez, inesquecível aos presentes”, disse a maestra Sarah Higino, mencionando que todos do projeto “Volta Redonda Cidade da Música” se sentiram honrados com o convite.
“Nosso agradecimento ao padre Omar pelo convite, reiterando seu interesse por projetos musicais. Levar o nome de Volta Redonda a outros lugares do Brasil e do mundo é uma das formas de mostrar o nosso trabalho, estamos honrados e felizes”, comentou Sarah Higino.
Intercâmbio musical
Em julho deste ano, o projeto “Volta Redonda Cidade da Música” recebeu professores da Southern University of Mississipi (USM), dos Estados Unidos da América, para um intercâmbio educativo musical. Com masterclasses e concertos abertos ao público, o intercâmbio foi um sucesso. No início deste mês, a maestra Sarah Higino viajou para os Estados Unidos, onde ministrou uma palestra para os alunos do curso de licenciatura de Educação Musical da University of Mississipi, sobre a metodologia aplicada no projeto de Volta Redonda.
PROGRAMA DE APRESENTAÇÃO CRISTO REDENTOR:
Grieg - Prelúdio
Bach - Arioso
Peter Warlock - Suite Capriol
Basse - Dance
Vivaldi - Concerto Italiano
Johann Strauss - Marcha Radestky
Waldyr Azevedo - Brasileirinho
Zequinha De Abreu - Tico-Tico No Fubá
Christhper Tin - Babayetu
Ary Barroso - Aquarela Brasileira
Bach - Arioso
Peter Warlock - Suite Capriol
Basse - Dance
Vivaldi - Concerto Italiano
Johann Strauss - Marcha Radestky
Waldyr Azevedo - Brasileirinho
Zequinha De Abreu - Tico-Tico No Fubá
Christhper Tin - Babayetu
Ary Barroso - Aquarela Brasileira
‘Cidade da Música’
O “Volta Redonda Cidade da Música” foi idealizado e implantado em 1974 pelo professor e maestro Nicolau Martins de Oliveira. É considerado um celeiro de talentos e já formou uma série de músicos que se profissionalizaram em conjuntos e orquestras no Brasil e no exterior. Ele é mantido pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) e Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda).
Em 2015, quarto mandato do prefeito Antonio Francisco Neto, o projeto que funcionava no Colégio Getúlio Vargas, no Laranjal, ganhou sede própria na Avenida Graham Bell, número 89, no bairro Vila Mury.
Leia mais
Show Player
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.