Atividade na Feira Livre do Aterrado visa incentivar jovens a se tornarem doadores voluntários do Hemonúcleo de Volta RedondaArquivo/Secom PMVR
Publicado 20/11/2023 13:59
Publicidade
Volta Redonda - A Coordenadoria Municipal da Juventude (CoordJuv) de Volta Redonda vai promover uma ação de conscientização no próximo dia 25, quando é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue. A atividade será realizada na Feira Livre do Aterrado e faz parte do projeto universitário Sangue Bom, que tem por objetivo incentivar os jovens a se tornarem doadores voluntários do Hemonúcleo de Volta Redonda, que funciona anexo ao Hospital São João Batista (HSJB), no bairro Colina.
Desta vez, a CoordJuv conta com a parceria do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) e o Rotary para realizar a campanha. Neste dia, haverá distribuição de panfletos explicativos desmistificando a doação de sangue, dando informações básicas sobre como doar.
“É fundamental mostrar à população em geral sobre a importância da doação de sangue, e com esta atividade queremos sensibilizar as pessoas para que se tornem doadores voluntários”, disse a coordenadora da Juventude de Volta Redonda, Larissa Garcez.
Ela explicou que o projeto universitário Sangue Bom visa aumentar o abastecimento do Banco de Sangue de Volta Redonda, principalmente com a proximidade de datas festivas, como o Natal, Ano Novo e Carnaval. “Em meses com feriados prolongados o número de coletas costuma cair, justamente quando a demanda por hemocomponentes é maior”, ressaltou Larissa.
“Seja um doador. Uma única doação pode ajudar a salvar até quatro vidas”, pediu a coordenadora da Juventude, informando que a captação no Núcleo de Hemoterapia, no Hospital São João Batista, é feita de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, exceto nos feriados.
Antes da coleta, todos passam por triagem clínica. Qualquer pessoa com idade entre 16 e 69 anos pode ser doador, sendo que aqueles que tenham 16 e 17 anos precisam da autorização dos pais ou responsáveis. Não é preciso estar em jejum, mas é necessário estar em boas condições de saúde.
A mulher pode doar até três vezes em um período de 12 meses, com intervalo mínimo de 90 dias entre as doações. Já o homem pode doar até quatro vezes em um período de 12 meses, com intervalo mínimo de 60 dias entre as doações.
Publicidade
Leia mais

Você pode gostar

Show Player

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.

Publicidade

Últimas notícias