Publicado 07/12/2023 18:52
Volta Redonda - A Prefeitura de Volta Redonda tem agido nas mais diversas áreas para garantir melhor qualidade de vida para a população, e isso inclui uma rede de saneamento e de águas pluviais que evitem os eventuais transtornos que podem ser provocados pelas fortes chuvas, principalmente no período que abrange parte da primavera e todo o verão. Por isso, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (SMI), além de obras como reparos e construção de novas redes de captação de esgoto e de águas pluviais, realiza durante todo o ano uma série de ações e serviços de manutenção diários que visam a prevenção e são importantes para o dia a dia dos moradores.
“Até o final de novembro, foram mais de 500 serviços, obras e ações realizados, tanto para prevenir quanto para reparar eventuais estragos provocados pelos temporais. Muitos desses serviços de manutenção diária, como limpeza e desentupimento de bueiros, troca das tampas, podem ser vistos como menores em relação às grandes obras, mas eles têm importância fundamental para evitar transtornos à população”, explicou a secretária municipal de Infraestrutura, Poliana Moreira.
Apenas com os bueiros, principal via de escoamento da água das chuvas, foram mais de 400 melhorias até o momento; entre desobstrução e limpeza, a SMI tem mais de 300 ações realizadas nos bairros, sendo que muitas das demandas envolviam mais de um bueiro por vez.
Outras atividades realizadas pela secretaria incluíram reparos, manutenção e troca das tampas de bueiros, entre outros. Em alguns casos, o trabalho precisou ser feito, porque moradores concretaram ou bloquearam esses escoadouros, o que aumenta a chance de futuras chuvas provocarem inundações ou alagamentos.
A Secretaria Municipal de Infraestrutura também está atenta às bocas de lobo e mata-burros de Volta Redonda, tão importantes quanto os bueiros. Entre desobstruções, trocas, limpezas, construção, manutenção e consertos, entre outros, a SMI executou mais de 50 serviços. A secretaria realizou, ainda, ações de limpeza e desobstrução de manilhas, canaletas, valetas, galerias e do sistema de drenagem da rede de águas pluviais, além de uma série de ações pontuais por toda a cidade de Volta Redonda.
“Sabemos dos transtornos que as fortes chuvas podem levar até a população, e por isso estamos atentos às demandas a fim de agir antes que os problemas apareçam, ou resolvê-los o mais rápido possível quando temos um volume de chuva acima da normalidade. Por isso, nosso trabalho é realizado o ano inteiro”, disse Poliana.
A secretária acrescentou, ainda, que é importante que a população auxilie na prevenção aos alagamentos e inundações: não jogando lixo nas ruas; descartando materiais diversos em locais próprios; e não concretando ou bloqueando bueiros e outras vias de escoamento das águas pluviais.
“Contamos sempre com a ajuda dos moradores, inclusive para nos avisar quando houver um bueiro entupido ou sem tampa, uma galeria bloqueada ou qualquer outro tipo de problema”, frisou a secretária.
Fotos: Divulgação - Secom/PMVR
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.