Plenária da Comissão Nacional de Residência Médica, em Brasília, aprovou novas vagas para residência em Pediatria e Clínica MédicaArquivo/Secom PMVR
Publicado 31/01/2024 11:14
Volta Redonda - A última Plenária da Comissão Nacional de Residência Médica, realizada em Brasília (DF) no início do mês, aprovou o aumento de vagas para residência médica em Pediatria e Clínica Médica para o Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (HMMR), o Hospital do Retiro, em Volta Redonda. A unidade hospitalar vem recebendo uma série de investimentos desde 2021, quando o prefeito Antônio Francisco Neto assumiu como chefe do Executivo.
Além das novas vagas para residência médica, o hospital passou por reforma, adquiriu novos equipamentos – entre eles, um moderno equipamento de tomografia – ganhou mais de 60 novos leitos e ainda terá uma ampliação de suas instalações.
Com o hospital preparado e capacitado para formar mais especialistas nas duas áreas, agora o Munir Rafful passa a ter seis vagas para residência em Clínica Médica e outras cinco para Pediatria, que poderão ser preenchidas já no próximo edital, a partir da turma que se iniciará em março.
O supervisor do Programa de Residência Pediátrica do Hospital do Retiro, o médico pediatra da Rotina da Pediatria, Luciano Rodrigues Costa, explica como se dá o processo para aprovação do pleito feito pela unidade hospitalar.
“Existe uma data para o sistema da Comissão Nacional de Residência Médica abrir para a inserção do Projeto Pedagógico e solicitações. Após abertura, fazemos o preenchimento via sistema com todas as informações de forma bem detalhada. Após esse processo, uma pré-análise é feita e a visita in loco é agendada. As avaliações são discutidas em plenária e é emitido o parecer”, explicou o médico pediatra.
Com a aprovação, a seleção é realizada através de processo seletivo de uma empresa contratada, para dar andamento aos trâmites necessários de uma prova de residência.
O que é a residência médica e sua importância
Costa esclareceu ainda que a residência médica é um tipo de especialização em áreas médicas distintas, após o acadêmico de Medicina receber o diploma de médico.
“O hospital que possui residência médica é caracterizado por ser um hospital voltado ao ensino, contribuindo assim para um melhor atendimento e assistência à população”, destaca.
Ainda segundo o médico, o Programa de Residência Médica e a certificação de Hospital de Ensino é um diferencial, porque exige profissionais especializados e atualizados e estrutura hospitalar adequada para atendimento de qualidade, preconizados pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e todos os órgãos fiscalizadores, além de todos os serviços necessários para assistência.
“O Hospital Municipal Munir Rafful, além de já ser certificado como Hospital de Ensino e já ter o Programa de Residência Médica, nesse início de ano conseguiu aprovação para aumentar o número de vagas para Residência Médica em Clínica Médica e Pediatria, fruto de muito trabalho e dedicação para tornar o hospital cada vez melhor e qualificado. E quem mais se beneficia é o paciente”, disse.
Para a diretora-geral do hospital, Márcia Cury, a aprovação do aumento de vagas para residência médica é mais uma conquista no trabalho de reconstrução que envolve toda a equipe do Hospital do Retiro.
“Nós encontramos o hospital numa situação terrível, e desde então investimos na recuperação da unidade em todos os aspectos. Recuperamos a estrutura, adquirimos novos equipamentos, inauguramos mais de 60 novos leitos. Ainda investimos para que o Hospital do Retiro fosse visto, também, como um Hospital de Ensino, e essa aprovação de novas vagas pela Comissão Nacional de Residência Médica demonstra que nosso trabalho continua rendendo frutos”, afirmou Márcia.
Publicidade
Leia mais

Você pode gostar

Show Player

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.

Publicidade

Últimas notícias