A partir de segunda-feira (25), todas unidades básicas de saúde do município oferecerão a vacinação contra a gripeArquivo/Secom PMVR
Publicado 21/03/2024 10:42
Volta Redonda - Neste sábado (23), a Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), começa a campanha de vacinação contra a gripe nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Saúde da Família (UBSF) dos bairros Conforto, Siderlândia, Jardim Paraíba, Vila Rica/Tiradentes, Retiro II, Vila Brasília e Santa Cruz, além da Associação de Moradores do Volta Grande. O horário de atendimento neste sábado é das 8h às 17h.
A vacinação seguirá até o dia 31 de maio, sendo que neste ano o Ministério da Saúde adiantou o início da vacinação devido ao aumento da circulação de vírus respiratórios no Brasil. A vacina utilizada é a trivalente – ou seja, que apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação.
O público-alvo da vacinação contra a gripe são: crianças mais de seis meses de idade; trabalhadores da Saúde e estudantes da área que estiverem prestando atendimento na assistência dos serviços de saúde; gestantes; puérperas; professores dos ensinos básico e superior; idosos com 60 anos ou mais; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
Esses grupos devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de casa, apresentando a caderneta de vacinação, o comprovante de atuação profissional, o CPF ou o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).
O médico sanitarista da Secretaria de Saúde, Carlos Vasconcellos, explicou que a vacinação tem por objetivo reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza na população-alvo para a vacinação.
“A vacinação é fundamental para a prevenção contra a Influenza. Geralmente percebemos que o vírus começa a circular nos períodos mais frios do ano – maio, junho e julho –, mas, neste ano, o Ministério da Saúde adiantou o início da campanha. A medida é mais uma forma da população-alvo da campanha, principalmente idosos, crianças e gestantes, procurar a vacina o quanto antes nas Unidades Básicas de Saúde”, orientou o médico.
Atendimento a partir de segunda-feira
A partir desta segunda-feira (25), todas as unidades básicas de saúde do município vão oferecer a vacinação contra a gripe. As UBSFs Siderlândia, Vila Rica/Tiradentes, Açude 1, Santo Agostinho e Volta Grande funcionam em horário estendido das 7h às 19h. As demais unidades atendem das 7h às 17h.
Publicidade
Leia mais

Você pode gostar

Show Player

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.

Publicidade

Últimas notícias