Publicado 30/10/2024 19:35
Volta Redonda - Dois ferros-velhos irregulares foram interditados, na manhã desta quarta-feira (30), em Volta Redonda, no Sul Fluminense, durante mais uma etapa da Operação Desmonte, realizada pela força-tarefa do Governo do Estado que combate o comércio ilegal de sucatas e peças de automóveis. Os dois ferros-velhos, localizados nos bairros de Santo Agostinho e Belmonte, não possuíam licença de funcionamento junto ao Detran-RJ e não apresentaram notas fiscais do material comercializado. Ambos também foram autuados por crime ambiental, uma vez que lançavam óleo de motor diretamente ao solo.
PublicidadeA operação foi desencadeada após denúncias recebidas pelo Detran-RJ de que um dos ferros-velhos funcionava a céu aberto, às margens da Rodovia Lúcio Meira, no bairro Santo Agostinho, e que havia diversas carcaças de automóveis aglomeradas sem qualquer proteção.
Ao vistoriar o ferro-velho, agentes da Operação Desmonte encontraram carcaças empilhadas em meio a um matagal, com derramamento de óleo motor no solo. Uma van com restrição judicial, carregada de lanternas e faróis, foi encontrada pelas equipes no terreno. Também foi localizada no matagal a placa de um Volkswagen Santana furtado em Volta Redonda em 2020. O estabelecimento foi interditado e o material, apreendido e levado para empresas de sucata credenciadas pelo Detran-RJ.
Na outra unidade, na Rua Almirante Adalberto de Barros Neves, no bairro Belmonte, agentes da força-tarefa encontraram peças sem notas fiscais, e verificaram que o estabelecimento não tinha credenciamento junto ao Detran-RJ. Os agentes estão checando a procedência de peças de automóveis encontradas num galpão. O estabelecimento foi fechado, e o proprietário foi orientado a procurar o Detran-RJ para credenciamento.
Desde o início da Operação Desmonte, em agosto de 2023, 77 ferros-velhos irregulares já foram interditados, em 37 ações. Participam da força-tarefa, coordenada pelo Detran-RJ, equipes das polícias Civil e Militar, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e da Secretaria de Estado de Fazenda.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.