Publicado 02/11/2024 16:56
Volta Redonda - A Prefeitura de Volta Redonda comemora um ano de atividades da segunda unidade do Centro-Dia para Pessoa com Deficiência, o Capd II Synval Mury Glória. Inaugurado em 27 de outubro de 2023 no bairro Siderópolis, o local atende a 55 pessoas entre 18 e 59 anos com deficiência e/ou com Transtorno do Espectro Autista (TEA) – níveis 2 e 3 de suporte –, divididos nos turnos da manhã e tarde. O Capd II veio para somar ao trabalho do Capd que já funcionava no Jardim Paraíba.
PublicidadeA unidade, ligada ao Departamento de Proteção Social Especial (Dpes) da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), oferta atendimento de Média Complexidade. O serviço especializado é baseado no Programa Teacch (sigla em Inglês para Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits Relacionados à Comunicação). O programa possui objetivo de apoiar o autista a chegar à idade adulta com o máximo de autonomia possível.
“O Capd II possui ambiente estruturado e atividades individualizadas, respeitando as limitações e potencialidades dos usuários, com o objetivo de desenvolver autonomia, independência, inclusão social e melhoria da qualidade de vida das Pessoas com Deficiência (PCD). O serviço disponibiliza acompanhamento social aos usuários e seus familiares realizado por uma equipe multiprofissonal formada por psicólogo, assistente social e cuidadores sociais”, explica a coordenadora do Capd II, Rosane Sebastiana Cândido.
Além disso, os usuários da unidade recebem diariamente café da manhã, almoço e lanche – este último à tarde. E ainda é disponibilizado o transporte para o deslocamento dos usuários.
“A Smas é responsável pela gestão e manutenção do serviço, que é uma política pública de caráter continuado. Além disso, realiza capacitação aos profissionais a fim de qualificar e aprimorar o serviço ofertado. Mas é importante destacar que o Capd conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação (SME), que é responsável pela oferta do transporte e pela alimentação fornecida aos usuários”, disse a diretora do DPES, Mariana Pimenta.
A secretária de Assistência Social de Volta Redonda, Rosane Marques, reforçou que o equipamento faz parte da rede de atendimento e promoção da inclusão social. “Com uma equipe qualificada e uma variedade de serviços e atividades, o Capd II proporciona um ambiente acolhedor, seguro e inclusivo para pessoas com deficiência e autismo”, acrescentou.
Atividades lúdicas e contato com a natureza
Em 2024, a unidade iniciou o Projeto Cozinha Afetiva, que busca produzir vivências cotidianas através da culinária, aprimorando a autonomia nas tarefas da vida diária.
“Outra ação desenvolvida no Capd II é a atividade com a horta, que promove a interação social, considerando que o processo de plantio e colheita de hortaliças de todas as qualidades contribui para uma alimentação saudável, sendo inseridas no cardápio dos usuários na unidade”, pontuou Rosane Cândido.
Estrutura do Capd II
O prédio da unidade tem dois pavimentos: o andar térreo é composto por depósito, secretaria, sala da equipe técnica, salas de atendimento Teacch, sala de oficina, cozinha, refeitório e auditório. Já o segundo andar conta com sala de multimídia, sala de construção de materiais estruturados e sala de oficina.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.