Publicado 28/11/2024 16:53
Volta Redonda - A construção de uma unidade do Batalhão de Ações com Cães (BAC) da Polícia Militar em Volta Redonda foi oficialmente anunciada nesta quinta-feira (28), em cerimônia no Restaurante Vitória, localizado no bairro Aero Clube. A formalização do convênio entre Prefeitura e Governo do Estado contou com a presença do prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, de outros chefes do Executivo do Sul Fluminense, do deputado estadual Munir Neto e do secretário de Estado da Polícia Militar, coronel Marcelo Menezes Nogueira.
PublicidadeA nova unidade do BAC ficará no bairro Roma e será subordinada ao Comando de Operações Especiais (COE).
O batalhão atuará nas 21 cidades da região cobertas pelo 5º Comando de Policiamento de Área (CPA), incluindo o 28º BPM (Batalhão de Polícia Militar) de Volta Redonda, o 37º BPM de Resende, o 33º BPM de Angra dos Reis, o 10º BPM de Barra do Piraí e a 2ª CIPM (Companhia Independente de Polícia Militar) de Paraty. A construção do BAC em Volta Redonda seguirá o modelo da 1ª Companhia Destacada do BAC em Macaé, localizada no norte do estado do Rio.
“O BAC ficará em um terreno cedido pela prefeitura. É uma contribuição do Poder Público de Volta Redonda para beneficiar todo o Médio Paraíba. Mais uma vez agradeço a parceria com a Polícia Militar, com o Governo do Estado, ao governador Cláudio Castro, que tem nos ajudado muito e sido um grande parceiro do município. Queremos ser uma referência em segurança pública no país e temos trabalhado para tornar Volta Redonda, assim como toda a região, cada vez mais segura”, disse o prefeito Neto.
Combate ao crime organizado
A presença do serviço especializado em Volta Redonda vai otimizar o combate ao crime organizado em todo o Médio Paraíba, eliminando os longos deslocamentos para operações na região, o que pode provocar estresse aos cães, comprometendo o seu desempenho. Além de facilitar as ações da PM, a chegada do BAC a Volta Redonda vai trazer uma maior sensação de segurança à população, com os agentes de operações especiais atuando em comunidades, no policiamento ostensivo nas ruas, blitzes e em operações com cães farejadores de armas e drogas.
A presença do serviço especializado em Volta Redonda vai otimizar o combate ao crime organizado em todo o Médio Paraíba, eliminando os longos deslocamentos para operações na região, o que pode provocar estresse aos cães, comprometendo o seu desempenho. Além de facilitar as ações da PM, a chegada do BAC a Volta Redonda vai trazer uma maior sensação de segurança à população, com os agentes de operações especiais atuando em comunidades, no policiamento ostensivo nas ruas, blitzes e em operações com cães farejadores de armas e drogas.
“O BAC terá um papel fundamental no combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado em toda a região. É um investimento que será mais do que justificado. O BAC ficará no bairro Roma, em um espaço com estrutura adequada, localizado estrategicamente às margens da Rodovia Presidente Dutra, o que vai facilitar a logística para a realização de operações em todo o Sul Fluminense. Agradeço ao prefeito Neto por acreditar no projeto e ao coronel Menezes pela sensibilidade de olhar pela região”, destacou o secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique.
A expectativa é que em 12 meses o Batalhão de Ações com Cães já esteja em pleno funcionamento em Volta Redonda. Cerca de 30 agentes especializados e 15 animais das raças pastor belga malinois, labrador e pastor alemão integrarão a tropa. Além de drogas, os cães podem atuar na detecção de explosivos e em ações de busca e salvamento e busca e captura de pessoas.
Após a assinatura da parceria, uma pequena demonstração com cães farejadores do BAC foi executada. Na simulação, os animais teriam que encontrar entorpecentes escondidos e efetuaram a missão em alguns minutos.
Investimentos em segurança pública
Durante o evento, outros investimentos em segurança pública em parceria com o Governo do Estado foram citados, como a implementação do sistema de reconhecimento facial, que já opera por meio de câmeras do Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública) e tem auxiliado na prisão de foragidos da Justiça, e a ampliação do Proeis (Programa Estadual de Integração na Segurança Pública) no período noturno. O projeto permite que PMs sejam contratados pela prefeitura para trabalhar em seus dias de folga.
O secretário de Estado da Polícia Militar, coronel Marcelo Menezes Nogueira, enfatizou que a parceria com a Prefeitura de Volta Redonda permite que importantes programas da Polícia Militar sejam desenvolvidos no município. Segundo ele, muito graças à sensibilidade do prefeito Neto em se fazer presente nas ações de segurança pública.
“Em nome do governador Cláudio Castro, queria agradecer à sensibilidade do prefeito Neto em olhar a segurança pública como um tema fundamental. Apesar do Governo do Estado ser responsável por prover segurança pública, o município tem um protagonismo muito grande nas ações que tangem ao ordenamento público. Sem segurança pública não há saúde, não há ambiente de negócios, não há bem-estar das pessoas. Posso dizer que estamos disponibilizando para a região os programas que têm um protagonismo no Governo do Estado. Não existe município ou orçamento pequeno, existe boa vontade do gestor”, disse coronel Menezes, que recebeu do governo municipal uma placa de homenagem pela construção do tão sonhado Batalhão de Ações com Cães em Volta Redonda.
Antes da assinatura da parceria para a construção do BAC, no mesmo local houve o 3º Fórum de Desenvolvimento Regional. O evento foi uma realização da Prefeitura de Volta Redonda, do Sebrae-RJ (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro), ADR (Agência de Desenvolvimento Regional) Sul Fluminense e Governo do Estado.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.